“Rosana Pereira” – A Loira do Banheiro ataca novamente, dessa vez no cinema

Por Matheus Garcia

Quem nunca ouviu falar por aí sobre a lenda da Loira do Banheiro? O espírito de uma jovem de cabelos aloirados que assusta as crianças que matam muita aula, aparecendo dentro do banheiro das escolas. Claro, esse é um folclore que pertence ao imaginário de gerações que, atualmente, têm pelos seus vinte e poucos, trinta anos ou até mais. As crianças de hoje em dia estão tão entretidas com seus jogos online que sequer devem saber do que estamos falando.

Pois, foi a partir dessa premissa de que essa lenda urbana acabou sendo esquecida no tempo, que surgiu a sinopse do monólogo teatral “Rosana Pereira”, de autoria do pelotense Lucas Peraça. Algum tempo depois da estreia da peça, o roteiro acabou encantando tanto o cineasta Mateus Armas, amigo de longa data de Lucas, que ele decidiu transformá-lo em um curta-metragem. “Lucas é a pessoa mais engraçada que eu conheço. Então, quis fazer esse filme para ele. O monólogo era incrível demais! Apresentamos ele para diversos públicos diferentes e funcionou com todos! Eu pedi para o Lucas se apresentar novamente para meus colegas e na hora todo mundo topou”, disse Armas.

A adaptação de “Rosana Pereira” para as telas do cinema ficou um pouco diferente da versão teatral. “Adicionamos as crianças e demos um tom infantil para a obra, mas focando sempre na comédia, gênero pouco explorado dentro da universidade. A intenção era fazer uma comédia/terror trash, foi nosso primeiro curta na universidade”, salientou Mateus.

Equipe técnica de “Rosana Pereira” junto com o ator Lucas Peraça, protagonista do curta. Imagem: Divulgação/Mateus Armas.

A direção e o roteiro do curta ficaram a cargo de Armas, com produção do também cineasta pelotense Robson Zago. Totalmente gravado na cidade de Pelotas, em 2017, o curta-metragem teve o diferencial de trazer não-atores mirins para o elenco. As crianças que atuaram no filme participaram de oficinas de atuação e, ao final das aulas, puderam experimentar como é participar de uma produção fílmica.

Na onda dos festivais, “Rosana Pereira” foi selecionado para concorrer na mostra “Nacional Jovens”, da 8ª edição do Festival Internacional Pequeno Cineasta, que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 02 e 20 de outubro. E ainda está concorrendo também ao 14º Festival Taguatinga de Cinema, no Distrito Federal, aberto para votação popular, ocupando a 5ª posição. Para dar o seu voto, basta clicar neste link (https://festivaltaguatinga.com.br/festivalTagua/14/assista/vote/filme/1261?fbclid=IwAR03TtL-6F3zA8l1R5XIcmVD8JCrWFyzLndzJPdiEWeouWuqCWSEtqXjmbo), se cadastrar e votar no curta.

Cena do filme “Rosana Pereira”. Imagem: Divulgação/ Mateus Armas

Sinopse:

“Rosana Pereira Garcia Pinto de Cunha Melo é mais conhecida como a famosa Loira do Banheiro. Após passar anos se divertindo com a ideia de ser um fantasma e assustar pessoas, Rosana se vê esquecida no tempo e vai precisar da ajuda de Laila: uma menina de 6 anos, dona de muita criatividade, para se infiltrar em uma escola primária, entender o medo das crianças da modernidade e voltar a assustar”. Trailer do filme: https://www.youtube.com/watch?v=9ViA6YclekI.

Elenco:

Rosana – Lucas Peraça