Treinando o olhar

Por Paula Moran

A cidade de Pelotas possui em média 70 mil animais de rua, entre cães e gatos, uma questão não só de saúde pública, como, principalmente, de conscientização social. Atualmente, o comércio de animais cresce a cada dia, apesar de muitos adultos, e até mesmo filhotes, seguirem errantes e desamparados pelas ruas da cidade aguardando uma adoção responsável.

Enquanto o problema não é solucionado pela Prefeitura das cidades, ONG’s se formam para tentar amenizar o sofrimento destes animais e dar-lhes um tratamento digno. Em Pelotas conta-se com a ONG SOS Animais Pelotas, responsável pela maioria de castrações realizadas no município. No ano de 2014 foi dado início a um convênio entre a ONG e a Prefeitura, “De 2012 pra cá, antes do convênio, a SOS tinha um grupo de mutirão, e realizava em média 120 castrações por mês. O trabalho era feito por conta da ONG, com recursos próprios, doações de pessoas simpatizantes, mensalidades dos sócios efetivos, além de contribuintes em eventos realizados para angariar fundo, como os brechós, por exemplo”, conta Daiane Garcia, membro da SOS Animais Pelotas.

Foto: Reprodução (http://glo.bo/1t8ef0o)

Foto: Reprodução (http://glo.bo/1t8ef0o)

As realizações de mutirões foram realizadas em locais como a Caatinga, Balsa, Doquinhas e Vila Farroupilha. Só na Caatinga, a SOS atuou por dois anos consecutivos, localidade na qual existiam muitos animais para serem castrados. Sobre o convênio, Daiane salientou o apoio dado pelo atual governo. “No início deste ano, o atual governo aprovou o projeto de controle populacional feito pela Lorena Coll (veterinária da ONG), onde se previa a castração de 300 animais por mês pelo período de 4 anos”, ressalta, Passou-se, então, a ter três grupos de mutirão, começando um no Pontal da Barra, outro no bairro Fátima e Navegantes e também no corredor da barragem, além das inscrições feitas pela população através de e-mail.

Infelizmente o convênio está temporariamente suspenso, foram realizados cinco lotes de 300 castrações, e apenas três desses foram custeados pela Prefeitura. Estima-se que, ainda esse ano, com a regularização da verba, as castrações possam ser novamente agendadas e realizadas para benefício tanto dos animais, quanto da população. Daiane explica que as castrações não pararam, mas diminuíram muito “Devido ao grande número de solicitações, optamos por concluir o mês de setembro, e, em outubro, fazer só casos emergenciais encaminhados pelos associados, onde cada sócio efetivo pode agendar 3 castrações por mês”, conclui Daine.

Enquanto isso, principalmente com a chegada do verão, o pedido é de conscientização da população em relação aos cuidados dos animais em nossa cidade. Olhar para o próximo e estender a mão a um animal necessitado salva vidas. Um pote com água, um pouquinho de ração e carinho também sempre fazem bem.

Comentários

comments

Você pode gostar...