Cine UFPel sedia I Mostra de Cinema e Diversidade

Por: Claudine Zingler

O Cine UFPel foi sede da I Mostra de Cinema e Diversidade durante os dias de 6, 7 e a tarde de 8 de outubro. A proposta da Mostra era ocupar o espaço acadêmico de forma politizada e para afirmar a importância da discussão sobre diversidade dentro e fora dos muros da Universidade.

A Mostra foi organizada por estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da UFPel em conjunto com o coletivo Também. Na abertura do evento, houve uma performance surpresa da dragqueen Ostara. A Mostra de Cinema e Diversidade exibiu curtas e um longa por dia, com recorde de público na sexta-feira, 07, para a exibição do longa Mãe Só Há Uma, dirigido pela brasileira Anna Muylaert e ganhador do prêmio de melhor filme escolhido pelos leitores da revista alemã Männer.

Douglas Ostruca, estudante de Cinema e Audiovisual comentou sobre a importância de eventos do tipo na cidade: “É importante trazer esses filmes para a cidade, pois são produções recentes e de difícil acesso, não sendo encontrados nem na internet ainda.” Um diferencial dessa mostra era a audiodescrição de algumas das obras, como foi o caso do longa São Paulo em Hi-Fi, de Lufe Steffen.

No encerramento da Mostra houve a exibição do longa gaúcho Nós Duas Descendo a Escada, que se diz a primeira comédia romântica brasileira protagonizada por um casal lésbico. O debate sobre a obra contou com a participação da realizadora Gabriela Motta.

O Cine UFPel está no Facebook.

thumbnail_14697257_1449399125074256_1191717510_o