Coaching: metodologia promete o desenvolvimento pessoal e profissional

Por: Juliana Ramires

O sucesso profissional e pessoal é um desejo constante na sociedade atual. Em busca desse aperfeiçoamento, cresce cada vez mais a oferta de serviços que oferecem a solução necessária para o alcance dos objetivos almejados. Em destaque surge o processo de Coaching, que promete a evolução humana em diversos setores através de sessões entre instrutores e clientes.

O que é coaching?

Coaching é uma palavra da língua inglesa que, na tradução literal, significa treinamento. Ela também é utilizada para designar uma metodologia de desenvolvimento das capacidades humanas, onde um instrutor (coach) auxilia o seu cliente (coachee) a evoluir em alguma área da sua vida.

O processo, cuja a frequência é determinada em consenso entre instrutores e clientes, é realizado através de sessões que podem ser individuais ou em grupos. A metodologia promete resultados efetivos em diversas áreas, como profissional, social, familiar, espiritual e financeiro.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Coaching, existem dois nichos principais: o Self Coaching – voltado a atender necessidades pessoais – e o Executive Coaching ou Business Coaching – voltado a atender necessidades corporativas e comerciais. Dentro dessas duas ramificações, algumas ganham destaques pela finalidade. Outras simplesmente expressam os desejos humanos frequentemente ligados à felicidade, como melhorias nos relacionamentos, convívio familiar, carreira, emagrecimento, concursos públicos, entre outros.

Algumas opções de Coaching chamam a atenção devido à finalidade, como para emagrecimento e concursos públicos. Foto: reprodução
Algumas opções de Coaching chamam a atenção devido à finalidade, como para emagrecimento e concursos públicos. Foto: reprodução

Quem é o coach?

Basicamente, qualquer pessoa que possua curso de Coaching. Para ser instrutor não é necessário ser psicólogo ou possuir qualquer outra formação específica.Apesar de prometer sucesso e desenvolvimento na finalidade desejada, os instrutores não necessariamente são especialistas, ou mesmo atingiram sucesso nas áreas ministradas. Quase sempre o profissional de Coaching se apresenta incluindo suas formações acadêmicas e realizações profissionais para fornecer credibilidade às suas ações.

null

O Coaching visa o resultado a curto prazo. Não é terapia, mas sim uma metodologia de aperfeiçoamento.

Comentários

comments

Você pode gostar...