Sanibel – O Paraíso das Conchas

Por: Henrique König

Sanibel não é um dos locais mais conhecidos para turismo nos Estados Unidos. Um pouco do charme desses lugares são exatamente por isso. A ilha é localizada no sul da Flórida, na costa pertencente ao Golfo do México. Está acompanhada de outra ilha, Captiva, uma outra opção mais chique e badalada. Estão localizadas na região de Fort Myers e são uma opção interessante a brasileiros que estão acostumados às atrações das mais chamativas Orlando e Miami, no estado sulista em formato de península.

Para chegar até Sanibel, é necessário passar pela Sanibel Causeway, ou estrada elevada, na tradução literal, sendo uma ponte que liga a ilha ao continente. Um pedágio garante um pouco mais de exclusividade ao local. Para carros, a taxa de pagamento é de $6 (seis dólares).

A Sanibel Causeway tem ligação com o oeste da ilha, em região bem próxima ao centro da cidade. Sanibel não obtém destaque pelo tamanho enquanto cidade, em população humana. Apesar de possuir o mesmo tamanho da ilha de Manhattan, em Nova York, mais da metade dessa ilha da Flórida é dedicada como área de preservação, em wildlife refuge (refúgio de vida selvagem). Assim, Sanibel abriga a proteção de diversas espécies de animais e plantas.

O nome do refúgio de vida selvagem é em homenagem a um cartunista dos Estados Unidos, natural do estado de Michigan. Trata-se de Jay Norwood Darling (1876-1962). Ele recebeu dois prêmios Pulitzer Prizes por suas obras. O cartunista teve incessantes trabalhos pela preservação do meio ambiente e dessa forma foi reconhecido em homenagem póstuma na escolha do nome do J.N. Ding Darling National Wildlife Refuge, área fundada em Sanibel em 1976. A região de refúgio animal é conhecida por abrigar diversas migrações de aves, como flamingos, águias e pelicanos. Também se encontram jacarés, crocodilos, cobras, tartarugas e felinos.

Aves no J.N. ‘Ding’ Darling National Wildlife Refuge (Foto: Ed Reschke / Getty Images)

Apesar das atrações animais, o grande diferencial da ilha é a quantidade significativa de conchas à beira das praias. A estudante brasileira de Relações Internacionais, Ambra Lenz (18) foi conhecer a região junto com a família, em ideia despertada pelo turismo das praias. O desejo antigo de conhecer Sanibel foi posto em prática em janeiro de 2017.

Ela conta que, apesar de ser uma região reconhecidamente turística, a ilha possui alguns condomínios, com casas e pousadas, mas nada que lembre os grandes hotéis de outros centros dos Estados Unidos. Ambra disserta sobre sua experiência em Sanibel: “Por ser uma ilha larga, não posso dizer que vi todas as praias, ainda mais porque ficamos pelo sudoeste dela. Mas era basicamente o que vemos nas fotos do Google: pouquíssima areia e muitas conchas. No local que fiquei mais tempo, perto do farol histórico da cidade, é onde estão as conchas mais ‘comuns’ da ilha, mas mesmo assim é uma grande quantidade e são muito diferentes. Havia bastante gente nas praias, já que não tem inverno na Flórida, mas não estavam para tomar banho de mar, e sim para ficarem sentadas, admirando o local incrível e o fim do dia.”

Farol de Sanibel e anoitecer à beira da praia (Fotos: Ambra Lenz)

A estudante frisa o diferencial das conchas na ilha, pois, sob outros aspectos, existe a semelhança com outras praias da Flórida e do Golfo do México: “As praias da região são bem calmas, não apresentam muitas ondas e a água costuma ser bem limpa. A praia em si era muito parecida com as que já conhecíamos na região, então creio que o diferencial são as conchas”.

O pôr do sol é um dos cartões postais de Sanibel, destacado em divulgações do resort, em mais uma atração turística moldada pela natureza e voltada aos humanos apenas para admiração e apreciação, como são a presença incomparável de conchas e a densidade de espécies animais e vegetais. Ambra registrou o fim de tarde através do celular. Ela mesmo afirma que não tirou muitas fotos, pois estava preocupada em registrar na memória.

Pôr do sol em Sanibel (Foto: Ambra Lenz)

Entre atrações com serviços aos turistas do local, há o Museu de Conchas Bailey-Matthews, que reserva mais de 400 mil espécies, restaurantes e lojas de souvenir. Inclusive, alguns locais são especializados para as pessoas deixarem seus animais de estimação sob cuidados e poderem aproveitar. Praças garantem a arborização como outra característica da ilha. A pesca na região também é permitida. Outras atividades em esporte na ilha são a prática em clubes de tênis, golfe ou modalidades náuticas.

Para o dia de conhecimento de Ambra, um trânsito maior de veículos só foi enfrentado no passeio durante a volta, o que é comum nas praias pelo mundo, tanto no Brasil como nos Estados Unidos. Um passeio que a estudante e a família consideraram válido pela viagem e as demonstrações cumprirem com o que era apresentado em panfletos e promessas sobre Sanibel.