Estudantes de comunicação de Pelotas participam do Intercom Sul

Por Juliana Santos

O último final de semana foi de congresso para 122 estudantes de Comunicação de Pelotas. Universitários da UFPel e da UCPel estiveram presentes em Palhoça –SC para o Congresso de Ciências da Comunicação, Intercom Sul. Diversas apresentações de pesquisadores nas áreas do Jornalismo, Cinema, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas puderam ser conferidas.

Foto: Juliana Santos

Logo no credenciamento do evento foram distribuídas sacolas junto com a programação do evento. A surpresa de folhear o pequeno caderno com os horários das comunicações: mais de duzentas apresentações de trabalhos. Hora de decidir o que assistir e o que deixar de lado. Para alguns, o Intercom Sul deste ano foi avaliado de forma positiva: as 28 oficinas e mini-cursos foram super elogiados e a programação das apresentações dos pesquisadores eram bastante diversificadas. Para outros, essa edição do evento foi mal organizada, pela abundância de palestras divididas em somente dois dias de evento e a dificuldade em localizar as salas.

O estudante do sétimo semestre de Jornalismo da UFPel, Luiz Ricardo Hüttner, acompanhou as últimas duas edições do evento e sentiu que não houve crescimento dessa edição em vista da anterior. “Não vi nenhum ganho no evento de um ano para o outro, acho que foi um Intercom normal, que não superou minhas expectativas e não foi tão produtivo como os anteriores”, lamenta, apesar de elogiar a diversidade de trabalhos lá expostos.

Elise Sousa, do quinto semestre de Jornalismo da UFPel, apresentou seu trabalho intitulado Verificação de Indicadores de Posicionamento através de Análise Discursiva no Jornal da Globo. O artigo foi produzido juntamente com Daiane Brites para a cadeira de Análise de Discurso. Segundo Elise, a oportunidade de exibir seu trabalho para pessoas de outras instituições além de enriquecer para o nome da UFPel, é de extremo valor para sua carreira. “Essa experiência também resultou em um crescimento através do rompimento de algumas barreiras como a tensão e nervosismo de estar em público, por exemplo”, diz. Daiane pensa que a apresentação foi uma experiência de grande aprendizado não só teórico, como também ideológico. “O espaço nada mais é que um local de troca de conhecimento e debates sobre vários temas relevantes para nossa formação”, comenta.

A expectativa agora é para o Intercom Nacional, que irá acontecer de 1 a 5 de setembro na Unicentro/ em Foz do Iguaçu, no estado do Paraná.