Aulão do ENEM 2023 prepara e acolhe estudantes pelotenses às vésperas do exame

O evento que aconteceu nos dias 01 e 02 de novembro, foi realizado pela Prefeitura Municipal de Pelotas, através do Projeto Start, em parceria com a Comunidade Educacional #EuQueLute e contou com a participação de mais de 430 alunos.

Por Bruna Farias e Renata Ávila / Em Pauta

Professora de Ciências Humanas, Camila Braga, iniciando a revisão no Aulão do ENEM 2023. Foto: Bruna Farias.

Nos dias 01 e 02 de novembro ocorreu um Aulão para o Enem 2023, evento que reuniu mais de 400 vestibulandos nos dois dias de aulas preparatórias, a ação foi realizada no Auditório Sicredi, na zona Norte de Pelotas. O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal de Pelotas, por meio do Projeto Start, em parceria com a Comunidade Educacional #EuQueLute e outros apoiadores.

Em sua terceira edição, o intensivo preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio acontece com o objetivo de auxiliar e acalmar os alunos para esse momento tão importante em suas vidas acadêmicas. O coordenador do Projeto Start, da Prefeitura de Pelotas, e organizador do evento, Pablo Salomão, ressalta a relevância do Aulão para os estudantes da cidade: “Pelotas está se tornando, ou já é, uma cidade universitária, mas a gente viu uma dificuldade de preparação para o ENEM e a necessidade de criar uma ponte entre instituições e parcerias, para que as pessoas possam ter mais qualificação durante a prova”.

A edição deste ano contou com mais de 10 patrocinadores e apoiadores. Icaro Soares, funcionário do setor comercial da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), comenta sobre o primeiro ano da UCPel patrocinando o evento: “Para nós, é sempre muito importante fazer parte desse início da jornada acadêmica dos alunos, auxiliando eles e prestando todo o nosso conhecimento, já que estamos a um bom tempo nessa caminhada”, conta. Porém, o grande diferencial da terceira edição do Aulão do Enem foi a participação da ONG #EuQueLute.

Conheça a #EuQueLute

A Comunidade Educacional #EuQueLute, fundada em 03 de fevereiro de 2020, começou com a ideia de dar suporte, inicialmente, a dois alunos pelotenses a se prepararem para o ENEM. Ísis Toralles, coordenadora e fundadora da #EuQueLute, conta que, com o avanço da pandemia de Covid-19 no planeta, a comunidade começou a dar aulas online, o que facilitou o crescimento da organização, que passou a atender ainda mais alunos. “A gente começou com 30 inscritos em 2020, passamos para 70 inscritos em 2021, para 300 em 2022 e para quase mil agora em 2023. E saímos de 10 professores em 2020 para 50 colaboradores em 2023”, explica Ísis.

Estudantes reunidos em momento de descanso entre os conteúdos revisados. Foto: Bruna Farias.

Muito além de uma retrospectiva do que foi estudado ao longo do ano, o evento também prioriza dar apoio emocional aos alunos nesse momento em que o nervosismo predomina entre os vestibulandos. A professora de Ciências Humanas da ONG, Camila Braga, diz que esse é um momento crucial para os estudantes. “O Aulão para mim, significa muito a questão de incentivar o aluno a correr atrás desse sonho, sabe? Chegar agora nos 45 segundos do segundo tempo e dizer ‘eu posso, eu estudei todo ano e agora é a minha vez e eu estou aqui, com os meus colegas e com os meus professores, lembrando de que eu sou capaz’”, explica a professora.

Os vestibulandos encontraram nesses dois dias de revisão e acolhimento várias orientações úteis para serem utilizadas nos domingos de prova. Tábita Dutra, estudante que pretende cursar medicina, diz que achou o aulão muito proveitoso: “Os professores, além de darem aulas e falarem sobre as matérias e revisarem o conteúdo em si, deram muitas dicas, muitas técnicas e tudo mais para a gente. Eles falaram muito sobre o nervosismo e como se preparar psicologicamente. Isso foi muito útil”, relata.

O Aulão do ENEM 2023 foi um sucesso e a Prefeitura Municipal de Pelotas, em conjunto com o Projeto Start e a Organização Educacional #EuQueLute, já planejam manter a parceria para futuras edições do evento, com o propósito de continuar o auxílio aos estudantes da cidade.

Além disso, a #EuQueLute almeja expandir e abranger as mais diversas regiões do país visando mudar a vida de mais jovens. “Queremos levar para todo o Brasil. Esse é meu grande sonho, eu sei que isso vai levar muito tempo e está tudo bem, mas a ideia é fazer com que o #EuQueLute tenha pelo menos uma sede em cada estado, levar para todo o Brasil, e, óbvio, tornar o acesso à educação mais democrático”, conta a coordenadora da ONG com entusiasmo.