Uma noite baseada em Comunicação e Democracia

Por: Mariana Lealdino

No último 23 de fevereiro aconteceu a palestra Comunicação e Democracia: cenário atual, projeções e perspectivas, na Universidade Federal de Pelotas.

O evento ocorreu no auditório da reitoria do campus anglo da UFPEL e contou com a presença de estudantes do curso de jornalismo da universidade. A palestra originada da parceria entre a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Estadual dos Estudantes (UEE) e o Centro Acadêmico Patrícia Galvão, levou os presentes a uma reflexão sobre os fundamentos da profissão e a atuação do jornalista.

Os palestrantes Eduardo Silveira De Menezes, Michele Ferreira e Gabriel Ribeiro, falaram também sobre o atual momento político que vive o Brasil e o papel da comunicação e da liberdade de expressão no meio jornalístico

“Na medida que somos trabalhadores que trabalham com a informação, nós temos uma responsabilidade para com todos outros trabalhadores, e outras categorias” abordou Menezes, que é jornalista do Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região, frisando também a importância do debate no meio acadêmico.

“Debater o jornalismo, debater a nossa essência, passa por um interesse básico do jornalismo que é o interesse coletivo. A gente vê que nas redes sociais todo mundo pode ser um pouco jornalista e as pessoas acabam colocando muita coisa ali, sem checar. Nós como jornalistas devemos avaliar, estando sempre pautados no interesse coletivo ”, fala Michele que atual delegada regional do Sindicato dos Jornalistas profissionais do estado do Rio Grande do Sul, e jornalista do jornal Diário Popular.

No fim da noite, os palestrantes cederam a palavra aos ouvintes, que de modo informal puderam realizar perguntas e tirar dúvidas sobre os apontamentos da noite.