Dificuldades para viajar aos Estados Unidos

A decisão que liberou a entrada de imigrantes nos EUA não influencia nas barreiras impostas à concessão de vistos

Por: Yago Moreira

O bloqueio sobre a ordem migratória de Donald Trump – que liberou a entrada de refugiados e imigrantes no país – não modificou em nada as restrições que dificultam o processo de solicitação de vistos para parte dos brasileiros.

Após assumir a Casa Branca, Trump decretou a suspensão total, durante quatro meses, do programa de admissão de refugiados e congelou, por 90 dias, a entrada de pessoas provenientes de sete países muçulmanos: Iraque, Irã, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iêmen. E ainda alterou as regras que concedem vistos para imigrantes que desejam visitar o país. No entanto, o juiz federal de Seattle, James Robart, ordenou a suspensão do decreto. Mas, para a surpresa dos brasileiros, a ação não reverteu as barreiras impostas ao encaminhamento de vistos.

De acordo com o portal da Embaixada, a modificação afetou principalmente grupos que antes eram isentos da entrevista pessoal. Com as novas regras, deverão passar pelo procedimento, brasileiros com idade entre 14 e 15 anos, e entre 66 e 79 anos – que solicitam o visto pela primeira vez -, e pessoas que desejam renovar os vistos, na mesma categoria. No segundo caso, o período de regularização do documento passa de 48 para 12 meses. As únicas exceções são para solicitantes de vistos diplomáticos e oficiais de governos estrangeiros e organizações internacionais.

Em Pelotas, a mudança pegou de surpresa até mesmo quem trabalha em agências especializadas na solicitação de vistos. Acostumados a se inteirar das leis internacionais através de plataformas oficiais, desta vez, os funcionários, tiveram que lidar com uma situação diferente. Segundo a consultora de viagens Fabíula Rosso, não houve aviso prévio ou período de adaptação para a nova lei. “Aconteceu tudo muito rápido. Nossa sorte foi que a maioria dos clientes já estavam atualizados”, conta. A consultora ainda revela que a mudança não será positiva, pois, no Brasil, só existem quatro consulados, em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife. E, dessa forma, “as pessoas que moram em outros estados acabam desistindo da viagem, porque se torna muito caro o deslocamento para fazer a entrevista”, conclui.

A poucos dias de seu aniversário de 14 anos, a estudante Laura Fonseca, por pouco não foi afetada pelo decreto. Com viagem marcada para maio deste ano, a jovem teve que correr para agilizar os documentos. Ao saber da medida, a mãe, Cibele Santos, entrou em contato com a agência que está organizando o deslocamento para regularizar a documentação. “Como a viagem está programada só para o meio do ano, nós estávamos tranquilas, mas, com a mudança nas leis, foi uma verdadeira correria”, disse a dona de casa. Porém, agora Laura já respira aliviada e aguarda ansiosa o dia do embarque. A temporada em Nova York terá companhia dá avó, Alice Fonseca, que será sua guia turística pelos Estados Unidos.

Consulado em Porto Alegre

Uma sede do consulado norte-americano, em Porto Alegre, tornará mais acessível o encaminhamento de vistos para os gaúchos. Segundo informações do consulado de São Paulo, a expectativa é de que a nova unidade seja inaugurada oficialmente ainda no primeiro semestre deste ano. A conclusão da obra acontecerá, segundo nota, “em um futuro breve”, mas sem data precisa para a abertura. O novo consulado será na Avenida Assis Brasil, no bairro Passo d’ Areia.

Comentários

comments

Você pode gostar...