Brechó arrecada fundos para melhorias na Santa Casa de Pelotas

Por: Vanessa Kleber
Atender necessidades através da solidariedade. Este é o objetivo de uma atividade que proporciona melhorias para o hospital Santa Casa de Misericórdia de Pelotas. O evento, denominado “Brechó do Coração”, ocorre uma vez por mês e busca arrecadar fundos para a compra de equipamentos, além da reforma de salas da instituição.

Criado em julho de 2016 pela voluntária Luciana do Valle, a iniciativa já adquiriu diversos materiais para o hospital, entre eles um fogão industrial, cadeira de rodas, camas, macas, lâmpadas de emergência, entre outros. A idealizadora já havia realizados trabalhos como este em comunidades em São Paulo. “A Santa Casa é um bem comum. O brechó tem sido uma coisa muito boa para o hospital”, diz ela.

O evento ocorre geralmente na primeira semana de cada mês, na sala ao lado da cafeteria do hospital. Segundo a colaboradora, entre os equipamentos que se pretende adquirir com os recursos dos brechós deste ano estão carrinhos térmicos para a comida dos pacientes e armários novos, além da realização de uma reforma na sala de recepção do Sistema Único de Saúde (SUS), do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (FAU – UFPel)/ Santa Casa.

As roupas, acessórios, calçados e brinquedos vendidos no brechó são adquiridos a partir de doações, e vendidos por preços que variam, geralmente, entre R$ 2 e R$ 25.

Aqueles que desejarem ajudar podem entrar em contato com as organizadoras, através da página da iniciativa no Facebook, ou pelo telefone (53) 99924-3998, com Luciana.

A equipe do Brechó do Coração é composta pelas voluntárias Ângela Castro Neves, Beatriz Helena Zanotta Nunes, Elisa Brauner Morrone, Fátima Tortelli, Helena Azevedo, Leda Pacheco, Liette Petrucci, Luciana Siqueira D’Azevedo, Luciana Ribeiro do Valle, Maria Leonor Brauner Viegas, Martha Teixeira, Suzana Zanotta Nunes, Telma Delgado e Vera Romariz.