Conheça o “phonk”, o som futurista que está conquistando os jovens

Por: Lunara Duarte
Em 2016 a plataforma de distribuição de áudio Soundcloud constatou que, considerando os downloads, músicas ouvidas no streaming, buscas e canções compartilhadas, o álbum mais ouvido pelos usuários foi o The Coloring Book, do Chance The Rapper; a música favorita, Panda, de Desiigner; o artista mais seguido, Lil Uzi Vert, e entre as hashtags que mais agitaram a rede destacaram-se #afrotrap, #cloudrap e #phonk, representando a linguagem complexa e quase clandestina utilizada pelo usuários da plataforma.

A Soundcloud tem se destacado pela divulgação de inúmeros subgêneros experimentais derivados do hip hop, música eletrônica e pop. Além das inovações musicais que fogem do padrão da indústria fonográfica, a economia de meio, a instantaneidade do formato e a confluência de estilos (trap, chillwave, ambiente, rap do sul, eletrônica dos anos noventa, trilhas sonoras de videogames, etc) fazem com que a plataforma atraia o público que aprecia de música alternativa.

O trap se consagra como um dos estilos musicais que mais tem ganhado destaque nesse cenário, popularizando-se entre os artistas mainstream e pelos clubes da moda. Há, inclusive, ramificações como o afrotrap – tendo o rapper MHD como referência – e trapsoul – com uma linha melódica que se mescla o trap, o R&B e o pop negro, liderado pelos artistas Fetty Wap, Post Malone e Bryson Tiller, que ocupam o ranking das hashtags mais repetidas em 2016.

Mas uma nova tendencia está abalando a cena underground americana: o phonk. A exemplo disso, Lil Uzi Vert é o artista mais seguido em 2016 pelos usuários do Soundcloud e o hit Panda consolidou o rapper nova-iorquino Desiigner. Os números não mentem: só o clipe Panda registra mais de 200 milhões de acessos no YouTube. E pensar que, no início, as produções eram caseiras e de baixo orçamento. O precurssor do gênero, SpaceGhostPurrp, jamais imaginaria a repercussão.

O phonk é um som futurista que, por um pouco comercial e ao mesmo tempo inovador, conquista cada vez mais o público jovem pelo fato de reunir elementos do hip hop e do G-funk, e também por transitar entre os gêneros musicais sem se fixar em um específico. Além disso, transforma a nostalgia dos anos noventa em algo criativo, conseguindo atrair fãs do hip hop experimental, música eletrônica ou indie.

Comentários

comments

Você pode gostar...