ALÉM DA COMCIÊNCIA

Por William Machado e Débora Klein

         A cidade maravilhosa, palco de grandes eventos, recebe, no Centro Cultural Banco do Brasil de 27 de abril a 27 de junho, a exposição “COMCIÊNCIA” da artista Patrícia Piccinini – radicada na Austrália e natural de Freetown, capital da Serra Leoa, no oeste da África. A agência de notícias “Em Pauta” foi até o CCBB no Centro do Rio de Janeiro conferir o trabalho, o qual aborda a mutação genética, buscando trazer figuras e elementos que misturam a realidade e criaturas desconhecidas.

São disponibilizados três andares para o público observar a mostra, que apresenta a interação audiovisual, esculturas e objetos os quais remetem às diversas sensações na forma de enxergarmos o indivíduo através da ciência, sob curadoria de Marcello Dantas. Em um primeiro momento, os expectadores encontram esculturas de “criaturas” estranhas junto de crianças, que na realidade não estariam próximos de monstros assustadores, mas mantém relação de amizade na exposição.

Talvez se tenha a pretensão de questionar as origens genéticas dos seres humanos. Seria possível tal convivência? Por que as crianças não achariam isso estranho? Quais seriam as inter-relações entre o humano e o desconhecido?

A exposição provoca uma reflexão sobre o imaginário e o real abordando o cotidiano, combinando visões de mundo e algo que seria inexistente. Nesse sentido, a bancária Rosana Coutinho conversou com o “Em Pauta” após apreciar a exposição: “Trouxe o mundo que não existe para a gente, mas será que nunca vai existir? No começo eu percebi que trata um pouco da genética. Podem criar alguma coisa, novas criaturas, não existe, mas pode vir a existir e criar coisas para substituírem a gente em tarefas”.

Então, confira algumas imagens do trabalho de Patrícia Piccinini, o que você pensa sobre essa discussão?

IMAGEM 5

(Foto: William Machado)

IMAGEM 1

(Foto: William Machado)

IMAGEM 2

(Foto: William Machado)

IMAGEM 3

(Foto: William Machado)

IMAGEM 4

(Foto: William Machado)

Comentários

comments

Você pode gostar...