Oficinas inauguram a Semana Acadêmica

Por Luís Otávio Languer Schebek e Gabriela Schmalfuss Borges

Três oficinas multimídia deram início à IV Semana Acadêmica do Jornalismo UFPel. Ofertadas pelos técnicos audiovisuais da UFPel Bruno Añaña, Gustavo Dalla Costa e Vladi Vargas, as atividades aconteceram simultaneamente na tarde de ontem (15) no Campus Porto e na Rádio Federal Fm. Os temas propostos foram edição de áudio e gravação e edição de vídeo.

O técnico de som Bruno Añaña foi o ministrante da oficina de edição de som, realizada durante a tarde na Rádio Federal. A atividade contou com a presença de doze estudantes e teve como objetivo instruir os alunos  com noções básicas sobre ondas sonoras, edição e as diferenças entre equipamentos. Além da parte teórica, a oficina também oportunizou que os estudantes produzissem e editassem um documentário radiofônico.

(Foto: Gabriela Schmalfuss Borges)

Para Añaña, é importante que os jornalistas se mantenham em constante aprendizado, tendo em vista o contexto multimídia que os profissionais estão inseridos e o avanço de projetos independentes.

Enquanto a oficina de Edição de Áudio ocorria na Rádio Federal, as outras duas eram realizadas no Campus Anglo. Para a aluna do sétimo semestre, Ana Maria de Oliveira Fernandes, as oficinas contribuem muito para a formação jornalística, uma vez que focam em áreas práticas essenciais para a carreira profissional.

O servidor da universidade, Vladi Vargas, foi quem ministrou a oficina de Edição de Vídeo. A atividade contou com a presença de dez alunos, onde foram separados em duplas para que editassem juntos e tivessem uma matéria completa ao fim da oficina. Vlad comenta que o seu objetivo e a ensinar o básico para quem não tinha noção sobre as ferramentas de edição e ajudar aqueles que já eram familiarizados com o mecanismo a aprofundarem seus conhecimentos.

(Foto: Luís Otávio Languer Schebek)

“É legal ver o quanto os alunos se interessaram pela edição. E aproveito para deixar um convite para os alunos. A sala do Audiovisual fica aberta o dia todo, das oito às oito, pronta pra receber qualquer aluno que queira aprender a editar”, conclui Vlad.

A oficina de Gravação de Vídeo foi conduzida pelo servidor Gustavo Dalla Costa, onde oito alunos puderam aprender sobre as funcionalidades de uma câmera e sobre as técnicas de gravação. Gustavo afirma que se surpreendeu com o rendimento dos alunos, por ser uma área extremamente intuitiva, algumas vezes as pessoas demoram para aprender, mas que ao final da atividade os alunos já se encontravam aptos para conduzirem gravações.

(Foto: Luís Otávio Languer Schebek)