OVÁRIOS IMPRESSOS EM 3D RESTAURAM FERTILIDADE DE RATAS

Ovários protéticos impressos de gelatina feitos em impressoras 3D permitiram que ratas de laboratório concebessem e dessem à luz uma prole saudável.

          Tais avanços permitem que ovários artificiais possam um dia restaurar a fertilidade de sobreviventes de câncer que a tenham perdido devido a radiação ou quimioterapia.

           A equipe espera que no futuro tecnologias similares sejam capazes de restaurar a fertilidade em humanos, utilizando folículos extraídos das pacientes antes da perda da fertilidade.

           No entanto, estas estruturas precisam ser especificamente desenvolvidas para humanos, devido ao grande tamanho dos nossos vasos sanguíneos, um desafio que, qualquer transplante impresso em 3D enfrentará. O maior desafio da impressão de tecidos em 3D é a vascularização, um problema que assim que for resolvido, permitirá que impressões 3D bioprotéticas sejam aplicadas em humanos.

COMO FOI FEITO

           Os cientistas construíram os ovários através da impressão de vários andaimes de gelatina, de no máximo 15mm. A equipe inseriu folículos de rato – estruturas esféricas contendo óvulos em crescimento cercados por células produtoras de hormônios – dentro desses andaimes. Depois de oito dias, os filamentos de maior firmeza continham mais folículos sobreviventes.

                Os pesquisadores fizeram pequenos furos de 2mm dentro de cada um desses andaimes e inseriram entre 40 e 50 folículos em cada um, criando um ovário bioprotético. Os cientistas retiraram os ovários de 7 ratas e implantaram o ovário protético em seu lugar. Segundo a equipe, vasos sanguíneos entraram no ovário protético e forneceram o oxigênio e os nutrientes necessários para que a produção de hormônios dos folículos circulasse na corrente sanguínea.

             Das sete ratas que acasalaram, três pariram ninhadas saudáveis e foram capazes de produzir leite, provando a eficácia dos folículos de produzir níveis normais de hormônios.

FONTES:

Artigo completo na Nature Communications

 

Comentários

comments

Você pode gostar...