Atleta Rio-grandino busca recursos para participar de competição de Muay Thai na Tailândia

O vice-campeão brasileiro Rodrigo Rosa, natural do Rio Grande, foi convocado para competir no Campeonato Mundial de Muay Thai, que irá ocorrer na Tailândia, em fevereiro de 2024.

Por Laura Cosme/ Em Pauta

(Foto: Arquivo pessoal)

(Foto: Arquivo pessoal)

“Ir para o mundial será um feito histórico para a nossa cidade, podendo ser o primeiro rio-grandino a disputar o mundial da modalidade no país de origem”, este é o relato do vice-campeão brasileiro de Muay Thai, Rodrigo Rosa, o qual é o primeiro Rio-grandino convocado a participar do Campeonato Mundial Amazing Muay Thai Festival WBC, que ocorrerá entre os dias 2 e 5 de fevereiro, em Bangkok, na Tailândia.

A competição é conhecida por reunir atletas do mundo inteiro e será realizada no 2º estádio de Muay Thai mais antigo do mundo, o Lumpinee Boxing Stadium. Rodrigo Rosa foi convocado para o campeonato pela Confederação Brasileira de Muay Boran e MuayThai.

 “Todo ano existe um campeonato estadual e um brasileiro, e um dá vaga para o outro. No campeonato estadual, o 1º e o 2º colocado ganham vagas para o brasileiro, e no brasileiro o 1º e 2º colocados ganham vagas para o campeonato mundial. Eu já tinha sido convocado antes do último campeonato brasileiro, que foi há duas semanas. Então independente se eu não tivesse conseguido a classificação neste último campeonato brasileiro, eu já teria sido convocado”, explica.

 

Histórico de vitórias

O lutador iniciou sua trajetória na modalidade em 2013. Hoje, aos 37 anos, coleciona um histórico de vitórias em competições nacionais, sendo campeão brasileiro em 2021 e 2022, e vice-campeão brasileiro em 2023. “Comecei porque gostava muito de lutas em geral, joguei futsal dos sete aos 20 anos em competições oficiais, mas sempre acompanhei lutas em geral, aos 26 resolvi fazer uma aula experimental de Muaythai e desde então não parei mais. Hoje em dia, sou professor da modalidade, dou aulas na equipe Infinity Fight team, a mesma equipe que representou nas lutas”, comenta.

Da convocação ao campeonato

Sobre a preparação para o mundial, Rodrigo explica que os treinos são intensos e diários. “Eu treino todos os dias, porque tenho muitas competições paralelas e uma emenda a outra. Claro que irei intensificar muito essa preparação a partir de dezembro, para chegar lá em fevereiro muito bem”, salienta.

Busca por patrocínios

O atleta Rio-grandino irá embarcar para a Tailândia no dia 27 de janeiro de 2024, junto com a delegação brasileira. O atleta comenta que está em busca de recursos financeiros para arcar com os custos da viagem. “Hoje eu conto com sete parceiros que me ajudam com serviços, ninguém me ajuda financeiramente, não tenho patrocínio financeiro. O Muay Thai não é um esporte reconhecido de nível olímpico, mas, infelizmente, a parte de apoio ainda é bem precária. A proposta é arrecadar fundos para ir na competição, pois é uma competição bem cara”, finaliza.

Comentários

comments

Você pode gostar...