Domingo de sol, lazer e cultura em Pelotas

O evento Ruas de Lazer da Universidade Federal de Pelotas em parceria com a Prefeitura marcou o último domingo, dia 22, na comunidade

Por Carolina Soares / Em Pauta

Aula de dança do Projeto Vida Ativa aconteceu pela manhã no Ruas de Lazer. /Foto: Carolina Soares.

A Avenida Juscelino Kubitschek ganhou destaque e muitas atividades com a segunda edição do Ruas de Lazer, um projeto da Universidade Federal de Pelotas em parceria com a prefeitura da cidade. 

A primeira edição aconteceu dia 24 de abril e teve uma grande aprovação da comunidade. Na segunda edição, o evento contou com uma agenda de apresentações das 9h da manhã até às 18h da tarde. Teve barraquinhas de comida, exposição de carros antigos, brinquedos infláveis, exposição de projetos de extensão, grafite, escolinha de Trânsito da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) e feira de artesanato. 

Vanessa Madruga, arquiteta, que levou sua loja de bijouterias para a feira, conta sua experiência: “Para nós, da Bijoutzen, é um grande prazer participar do Ruas de Lazer. Consideramos um evento atrativo a todos os públicos, com grande variedade de atividades para diferentes faixas etárias, e um evento, principalmente, cheio de energia e alegria, onde vimos muita gente se divertindo e praticando atividades físicas. Nossa expectativa com o próximo evento é muito positiva.

Atividades culturais

O Ruas de Lazer contou com atividades de Kangoo Jump e aulas de dança do grupo Vida Ativa, orientadas por profissionais de Educação Física da Secretaria de Educação e Desporto (Smed). 

Também teve apresentações de Cypher Dança, uma modalidade de dança em grupo, onde todos podem participar, com estudantes e egressos do curso de dança da UFPel. Apresentações do Projeto Carinho, um projeto de extensão da Escola Superior de Educação Física (Esef) voltado a pessoas com Síndrome de Down. E para encerrar o evento, uma apresentação musical do grupo rapper pelotense D Mix Charme. 

Apresentação do Projeto Carinho./ Foto: Carolina Soares

Conhecimento e saúde para a comunidade

O evento também contou com exposições de trabalhos e projetos que os estudantes realizaram em prol da comunidade. A estudante Luana Azevedo, acadêmica de Nutrição e membro da Comissão Organizadora do projeto Barraca da Saúde, relatou como foi o evento: “O Ruas de Lazer é um evento inovador para cidade de Pelotas, incentiva a cultura, o comércio, o lazer e a integração com a comunidade. Nesse momento pós pandemia é extremamente importante para nós alunos da barraca da saúde o retorno às atividades com a comunidade e o Ruas proporciona que cheguemos mais perto das pessoas de diversas localidades com a prevenção, a promoção e o auxílio ao tratamento de doenças tanto no local quanto com a orientação de um atendimento posterior pelo SUS dentro da universidade. É uma troca entre a população pelotense e o aprendizado e satisfação pessoal e profissional dos alunos do projeto.”

Estudantes do projeto Barraca da Saúde realizando atendimento. /Foto: Carolina Soares.

Além do contato com a comunidade, muitos estudantes puderam ter a troca de conhecimento e informação com todos que passavam ali. “O curso de medicina atua no Ruas de Lazer aferindo a pressão arterial da população. Dessa forma, procuramos auxiliar na promoção da saúde da população, identificando alguma possível hipertensão arterial que a pessoa desconheça ou de algum indivíduo que já tenha sido diagnosticado, mas não faz tratamento ou o tratamento não está sendo satisfatório. Assim, durante cada evento, centenas de pessoas passam por nós para verificar a sua pressão e tirar dúvidas de saúde em geral.”, afirma a aluna de medicina, Mariana Schimuneck. 

Quem passou pelo evento também pôde aproveitar as atividades de basquete, tênis de mesa, jogos e avaliações físicas, propostas por estudantes do curso de Educação Física da universidade.

Os cursos de odontologia, fisioterapia, medicina veterinária, enfermagem e química de alimentos também contribuíram com demonstrações de projetos e exames nos visitantes.

Estudantes de odontologia da Universidade Federal de Pelotas. / Foto: Carolina Soares.

Próximos eventos

O Ruas de Lazer é programado para acontecer em diferentes bairros, pelo menos um domingo por mês. A ideia do projeto é proporcionar lazer para a comunidade e reconhecimento para a universidade. 

Acompanhe o projeto no Instagram @ruasdelazer.pelotas para conferir as notícias do evento e todas novidades.

Comentários

comments

Você pode gostar...