I Ciclo de Cinema do curso de Jornalismo da UFPel aborda temas políticos

Por Gabriel Bresque

Teve início nesse sábado (30), o primeiro Ciclo de cinema no Jornalismo da UFPel. O evento, coordenado pelo Diretório Acadêmico (DA) do curso, acontece em quatro finais de semana e tem a exibição de filmes que levantam debates sobre diferentes funções e necessidades dos jornalistas. Na abertura, o filme discutido foi o argentino A História Oficial (1983), que conta de uma forma própria os eventos e as duras vividas no país vizinho durante sua ditadura militar. Tratando dos desaparecidos e exilados daquele período, a película traz uma família que adotou uma criança de um dos prisioneiros de guerra e da descoberta da mãe sobre a origem da filha. Abordando um tema a partir do ponto de vista dos poderosos argentinos, a escolha para a abertura do ciclo levantou temas como verdade, discurso e as punições aos torturadores da ditadura.

Após o filme, o professor de Jornalismo, Eduardo Menezes, falou com os presentes sobre como o filme aborda o tema na Argentina e comparou com a realidade brasileira. No ano em que o Golpe Militar completa 60 anos no Brasil, ainda se discute a punição para os responsáveis e se vive um cenário de remissão aos culpados. Para Menezes, o brasileiro parece esquecer os fatos terríveis da sua história e trata as vítimas e os culpados como um caso do passado, que não necessita de mais discussão. Ele apontou a necessidade de se conhecer e de punir os responsáveis para que o País consiga se livrar das mazelas do passado e ter mais verdade e política de verdade em seu horizonte. A fala do professor incentivou debate entre os alunos presentes sobre a situação política nacional, nossos lideres e os deveres do jornalista. Durante o debate, foi questionada a importância que o discurso jornalístico tem, e como ele deve ser tratado com muito cuidado pelos profissionais da área.

Professor Eduardo Menezes debate com os alunos do primeiro dia do ciclo de cinema do jornalismo. Foto: Gabriel Bresque

Em um local aberto para discussão e ideias de diferentes pontos de vista e origens, o primeiro dia do ciclo tratou de políticas sociais. Em ano de eleição e em um agitado cenário brasileiro, uma discussão sobre temas como o cenário eleitoral e a importância das coligações partidárias é fundamental para jornalistas. O cinema, como todas as mídias audiovisuais, é uma plataforma capaz de levantar questões primordiais e escondidas nos livros de história e nas antigas páginas de jornais. O DA do curso de Jornalismo da UFPel proporciona, com esse ciclo, uma nova e importante possibilidade de integração de ideias e visões aos estudantes da Universidade.

Nessa primeira sessão do ciclo, foi debatida a importância do jornalista conhecer o contexto do que fala e o peso de suas palavras. O ciclo tem como objetivo usar o cinema para levantar essas importantes questões sobre a profissão do jornalista. Em resposta, os alunos presentes abraçaram essa ideia e entraram no debate. O evento alcançou seus objetivos de integração da sociedade acadêmica e da reflexão dos futuros profissionais sobre importantes temas

Fique atento ao próximo ciclo

O ciclo segue no próximo sábado, no Lyceu Rio-Grandense, sala 2, às 15 horas, com o filme O Preço de uma Verdade, de Billy Ray. Filme que trata da verdade nos textos jornalísticos e sobre os profissionais que forjam textos e criam eventos a partir de falsos pretextos. Além disso, o filme levanta questões como a necessidade de produção constante de textos e a pressão por resultados. Outro importante ponto de debate para os profissionais da área, principalmente estudantes perto de adentrar o mercado de trabalho.

O evento é aberto ao público e a inscrição para o recebimento de horas complementares para os estudantes presentes se dá pela doação de um quilo de alimento não perecível.