Malévola

Por Graça Vignolo de Siqueira

Sinopse:

“Malévola (Angelina Jolie) é uma fada movida pelo sentimento de vingança. Junto com seu fiel companheiro Diaval, ela resolve enfrentar o novo rei (Sharlto Copley) e coloca um feitiço na filha dele, Aurora (Elle Fanning). Para livrá-la do feitiço, o rei pede ajuda as três fadas para que a criem na floresta. Quando Malévola percebe que Aurora já crescida está prestes a estabelecer a paz entre os mundos, a vilã é obrigada a tomar uma decisão drástica.”

Malevola2.3.5

Foto: Divulgação

A.M.E.I., isso mesmo, amei muito o novo filme de Angelina Jolie, em que além de atuar, é produtora executiva. Muito bem feito, fotografia excelente, direção impecável, efeitos especiais bem colocados e um 3D sem exageros. Nova versão de A Bela Adormecida, que foi adaptado para o cinema pela Disney em 1959, essa é contada por Malévola.

A primeira animação era baseada no balé de Tchaikovsky, de 1890, e na versão publicada pelo francês Charles Perrault em 1697. Tanto Perrault quanto os Irmãos Grimm, que também a publicaram, foram inspirados no conto de 1634 por Giambattista Basile, que encantou crianças por vários séculos.

Mas essa é uma versão encantadora. Embora Malévola sempre tenha tido a fama de “a maior das malvadas”, a Disney, em 2010, resolveu recontar sua história pelo ângulo inusitado da vilã. Ela conta o que aconteceu antes, quando era inocente e uma poderosa fada, porque não acredita nos homens e qual o motivo de sua vingança. Afinal crescemos acreditando que Malévola se vingara apenas porque não fora convidada à festa de apresentação da princesa Aurora. Mas cá entre nós, era um motivo muito pequeno mesmo…

Angelina Jolie dá um show de interpretação, ora com muita raiva, ora com carinho no olhar… A princesa Aurora também é um doce de menina, interpretada pela jovem Mary Elle Fanning, 16 anos, irmã mais nova da atriz Dakota Fanning. Elle, que iniciou sua carreira aos três anos, já é uma ótima atriz.

Malévola é uma doce fada, com muitos poderes e que protege o reino dos Moors. Ainda menina conhece Stefan, um humano em quem ela confiará e lhe jurará amor verdadeiro. Mas sua ambição é maior e ele simplesmente desaparece para viver ao lado do rei e, quem sabe num futuro, ficar em seu lugar. Quando o rei resolve invadir o reino de Moor encontra uma Malévola que o impedirá e, para isso, o fere mortalmente.

O rei então promete seu trono a quem lhe trouxer a cabeça da fada de longas asas e grande poder. Os homens temem Malévola, mas um deles, Stefan, tudo fará para ter o trono e a filha do rei. Para isso reencontra Malévola e lhe avisa da perseguição do rei. Esquece, porém de informar que também está interessado no trono. Após dar-lhe uma poção que a faz dormir arranca suas asas para provar ao rei o seu feito. O rei morre e deixa Stefan em seu lugar. Ele casa com a princesa e, mais tarde, tem uma filha, a princesa Aurora.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Todos vão ao reino no batismo de Aurora levar-lhe presentes. As três fadinhas, Fauna, Flora e Primavera, também estão presenteando a princesinha quando chega Malévola. Traída, com raiva de Stefan, lança a maldição tão conhecida: quando Aurora fizer 16 anos terá seu dedo perfurado por uma roca e adormecerá para sempre ou até que receba um beijo de um amor verdadeiro. Claro, que assim determina por não acreditar nem um pouco no amor.

Stefan afasta Aurora do reino e pede às três fadinhas que a criem na floresta sem que ninguém saiba quem é. Além disso, queima todas as rocas conhecidas e atira tudo no porão do castelo. E o tempo passa. As fadinhas são completamente inexperientes na criação de um bebê e, portanto, Malévola e Diaval estão sempre lhe acompanhando e dando atenção.

Aurora começa a crescer acostumada com a “fada madrinha” por perto. Não tem medo de sua assustadora aparência com chifres na cabeça. Aos três anos, mais ou menos, acaricia a cabeça de Malévola. Essa é uma cena muito interessante, pois o diretor desejava uma criança loirinha, que se aproximasse de Angelina sem medo de sua maquiagem austera e roupas pretas. Então Angelina lembrou que apenas uma criança poderia contracenar ao seu lado sem medo: sua pequena Vivianne Jolie-Pritt.

Aurora cresce, fica amiga de Malévola, ama o reino Moor, conhece um príncipe encantado, mas quando aos 16 anos descobre a maldição que lhe foi imposta resolve abandonar tudo e partir para o castelo. Malévola se arrepende e vai ao seu encontro para evitar que o feitiço se concretize, levando junto Diaval e o príncipe Fillipe.

Já estou contando muito. Corram ao cinema. Não percam Malévola, que é fruto de uma nova safra da Disney refilmando seus clássicos para a nova geração. E descubram qual o verdadeiro amor que pode despertar Aurora. Nota 10.

Malevola3.3.5

Foto: Divulgação

Comentários

comments

Você pode gostar...