Protagonismo na Educação: estudantes buscam melhorias no ensino

Por Carina Reis e Lucas Pereira

Cerca de 150 escolas estaduais do Rio Grande do Sul estão sendo ocupadas por estudantes secundaristas, de acordo com o movimento Escolas de Luta – RS. Apesar de serem de regiões diferentes, os objetivos das mobilizações são os mesmos: A busca por melhorias das instituições de ensino, uma educação de qualidade, a valorização dos professores e a não privatização. Em Pelotas, o Instituto Estadual de Educação Assis Brasil foi a primeira escola a aderir a ocupação na cidade.

Movimento estudantil nas ruas por uma educação pública de qualidade (Foto: Lucas Pereira)

– O ato é muito importante. Ele mostra a força dos estudantes na luta pela educação, faz com que os nossos governantes percebam que quem recebe o ensino também está preocupado com o mesmo, e quer condições melhores – afirma a estudante Marinês Lopes.

No dia 18 de maio, quarta-feira, por meio da rede social ”Ocupe Assis Brasil”, foi mobilizada uma manifestação com trajeto pela rua Gonçalves Chaves com chegada na 5ª Coordenaria Regional de Educação (CRE). A iniciativa contou com o apoio dos alunos, professores e comunidade.

– A greve vem sendo construída há dois meses com um indicativo, mas agora, eles já enviaram o orçamento do próximo ano sem reajuste e IPE (Instituto de Previdência do Estado) – disse a professora Lia Costa.

– Lá no Santa Rita tivemos que fazer limpeza, pintar e nós que levamos as flores e materiais. Aí os alunos não percebem, acham que está tudo ótimo porque os poupamos. Agora o problema está aí, eles querem nos ajudar e com toda a razão – relata a professora Cristiane Silveira.

Em nota, a Secretaria Estadual de Educação afirmou que as mobilizações estudantis não serão tratadas como caso de polícia, mas, como pauta da área educacional, onde pretende também contar com o auxilio de pais e familiares dos alunos para se chegar ao consenso.

A Escola Estadual Monsenhor Queiroz, recebeu cartazes para protestar pelas más condições e salários baixos recebidos pelos professores. (Foto: Lucas Pereira)

Além do Assis Brasil, as escolas Dom João Braga, Luis Carlos Correa da Silva, Cassiano do Nascimento, Monsenhor Queiroz e Felix da Cunha estão sendo ocupadas. Nesses espaços, são realizados debates, palestras, mutirões de limpeza, preparação de alimentos, entre outras atividades. Para quem deseja saber mais sobre as ocupações e, principalmente, colaborar de alguma maneira, abaixo estarão os links das páginas do Facebook:

Ocupe Assis Brasil
Ocupadjb