Curso gratuito de História da Arte é disponibilizado online pela UNESP

Por Gabriela Borges e Camila Porto

(Pintura: Jacques Louis David Les Sabines)

O Instituto de Artes da UNESP (Universidade do Estado de São Paulo) disponibiliza gratuitamente o curso de História da Arte. Dividido em nove aulas, ministradas pelo docente José Leonardo do Nascimento, o objetivo do curso é apresentar movimentos artísticos locais dentro de uma perspectiva mais abrangente.

Disponível no site da Univesp TV (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), o curso é aberto para todos interessados a se aprofundar no tema, porém mantêm como público-alvo alunos de graduação e pós-graduação matriculados em cursos como História, História da Arte, Artes Visuais e Arquitetura.

Univesp TV é o canal de comunicação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, a quarta universidade pública paulista e visa ao incentivo à formação integral do cidadão. A plataforma permite que enquanto os vídeos são assistidos, sejam feitas anotações sobre questionamentos, opiniões e dúvidas.

Não é emitido certificado. A finalidade das aulas seria a de fomentar o conhecimento, complementando estudos e pesquisas.

Conteúdo programático

• Escultura e pintura etruscas: vitalismo e arte tumular.
  • Roma antiga: realismo e diálogo com a Grécia.
  • Arte cristã primitiva: abstração e solenidade.
  • Iluminuras medievais: arte monástica.
  • Arte bizantina: espiritualidade e esplendor celestial.
  • Arte romântica: arquitetura e relevo escultórico.
  • Arte gótica: verticalidade e luz.
  • Siena no século XIV: arte republicana e religião.
  • Florença no século XIV: da bidimensionalidade pictórica ao Renascimento.

Outros cursos da Univesp TV podem ser acessados NESTE LINK.