Pelotas sediara novamente um dos maiores festivais da América Latina em música

Por Débora Klein e William Machado

Pelotas será tomada pela música mais uma vez: o 7º Festival de Internacional Sesc de Música já tem data marcada. De 16 a 27 de janeiro a cidade sediará um dos maiores eventos da América Latina, que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical. Em sua última edição o evento contou com a participação de 450 alunos, professores, músicos e técnicos, de diversos países.

13445230_1024723910946256_9109169795220560508_n

(Divulgação do SESC)

Como vertentes de trabalho, o Festival é constituído por dois eixos: pedagógico e sociocultural. O primeiro eixo é direcionado a estudantes e profissionais da música com a realização de cursos de instrumentos e canto lírico, prática de música de câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica. As vagas para a participação nos cursos encerraram no último dia 17, com vagas para estudantes bolsistas integrais e bolsistas parciais, além de vagas para alunos das instituições parceiras. De acordo com gerente regional de cultura do Sesc/RS, Silvio Bento, foram ofertadas 250 vagas para bolsistas e 50 para comunidade em geral.

Já o eixo sociocultural, terá uma vasta programação com 43 espetáculos gratuitos para a comunidade: nove concertos no Theatro Guarany, dois espetáculos nos palcos externos, oito recitais de alunos, nove concertos de Música de Câmara e 15 recitais na comunidade. Para a vice-prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, o município tem orgulho e carinho pelo evento. “Há seis anos que nossos janeiros têm toque especial com a música que invade a cidade”, afirmou.

Neste ano, a 24º Feira Nacional do Doce (Fenadoce) foi escolhida para sediar o lançamento do Festival. De acordo com Silvio, a decisão foi tomada devido a representação de ambos os eventos para o município. “São dois grandes eventos que a cidade abarca e unir as forças para fazer o lançamento veio de certo modo contribuir para estar junto”, afirma.

O evento é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc e tem como apoio institucional a Prefeitura Municipal de Pelotas e o apoio cultural a Faculdade Senac, a Bibliotheca Pública Pelotense, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e a empresa Expresso Embaixador.