#Força #Garra #União – Banda Marcial França Pinto

A Banda Marcial França Pinto em desfile no Centro de Rio Grande. Foto: Secretaria Municipal da Cultura de Rio Grande

Por Ananda Vergara

A Banda Marcial França Pinto, com sede na cidade de Rio Grande, fundada em 1º de agosto de 1996 pelas diretoras da Escola Municipal França Pinto, professoras Leda Bés e Neiva Barcelos, e sob a coordenação de Maria de Lourdes Silva e Marcelo Rui, está com mais de 20 anos de atividade na cidade e região. A banda possui componentes distribuídos em corpo musical, corpo coreográfico, pelotão de bandeiras e baliza.

A banda apresenta três estilos para as apresentações: o estilo tradicional, utilizado para apresentações em concursos; estilo popular, com coreografias para os festivais; e In Concert, estilo utilizado para apresentações em concertos. Na banda ainda é possível encontrar integrantes que participam desde a sua inauguração – os ex-alunos e simpatizantes se encontram em ensaios e eventos que acontecem.

O ex componente Elton Oliveira sempre que pode acompanha as apresentações. Ele toca Sousafone, um dos maiores instrumentos da banda que é utilizado apoiado no ombro do músico. “A relação dos integrantes atuais com os que já participaram é intensa, sempre que posso participo das apresentações e dos concertos”, afirma.

Alguns componentes antigos hoje estão coordenando a banda, como a coreógrafa e o regente. Eles continuam na ativa com a finalidade de estimular novos participantes a fazerem parte da banda. Para Elton, “manter esse projeto ativo na cidade é uma forma de continuar um plano que deu certo e traz só benefícios na vida dos jovens”. Estão abertas as inscrições para jovens de seis a 15 anos para compor a banda mirim, com a finalidade de concorrer em festivais. As inscrições para novos componentes devem ser realizadas na própria escola com a coordenadora.

A escola também abre inscrições para o corpo coreográfico da banda, porém, a idade mínima para as meninas participarem é de 14 anos. As inscrições devem ser feitas na escola França Pinto (na Rua Minas Gerais, 500, em Rio Grande), ou através do contato (53) 984113693.

No dia 1º de novembro acontecerá um Concerto alusivo ao 21º aniversário da banda, no Teatro Municipal da Cidade de Rio Grande, às 19hs. Os ingressos estão a venda na sede da banda localizada na Escola França Pinto.