Uno! A simplicidade fascinante

O evento “Colônia de Férias” foi realizado durante a última semana e encerrou neste domingo (19), com torneio de Uno e campeonato de cubo mágico

Por Felipe Boettge e Jaime Lucas Mattos / Em Pauta 

Entre os dias 13 e 19 de fevereiro, o Shopping Pelotas promoveu o evento “Colônia de Férias”, em parceria com a empresa de jogos itinerante Jogaderia. A ação consistia em trazer para o público pelotense o contato com os jogos de tabuleiro e cartas, promovendo a diversão entre amigos e familiares, e funcionou das 14h às 20h, durante todos os dias da semana. O Em Pauta esteve presente na “Colônia de Férias” no sábado (18) para cobrir o evento.

De acordo com uma das sócias da Jogaderia, Isabela Rosa, que estava acompanhando o evento no local, durante a semana eles receberam um público em média de 80 pessoas por dia, e a expectativa para o fim de semana era de que pelo menos o dobro de pessoas comparecesse.

Muito dessa alta demanda no fim de semana se deve às competições que estavam programadas, mas também pelo retorno das pessoas ao evento. “É legal porque as pessoas voltam. Na segunda-feira jogaram algumas famílias que depois retornaram durante a semana, e que já prometeram que viriam no fim de semana trazer mais gente. As pessoas, jogam, se divertem, ficam encantadas e retornam pra jogar com a gente depois”, relatou a sócia da empresa.

Mais de 90 jogos estavam disponíveis para o público / Fotos: Jaime Lucas Mattos/Em Pauta

 

Isabela ainda contou para o Em Pauta como surgiu a ideia de criar uma empresa de jogos itinerante: “A Jogaderia nasceu em meados de 2016, quando pensamos na ideia de fazer um negócio que fosse divertido e que resgatasse nas pessoas a cultura de jogar e de estar juntos com tempo de qualidade, e essa conexão através dos jogos. […] É uma empresa familiar e surgiu muito porque tínhamos uma cultura de jogar, domingo de tarde depois do almoço em família a gente sempre jogava um carteado com meus pais, ou algum outro jogo de tabuleiro […]. A gente gostava muito de jogar, então já fazia parte da cultura da nossa família.”

Durante o sábado que estivemos no evento, observamos uma grande movimentação de pessoas, o que evidencia o interesse pelos jogos. A estudante do curso de Cinema e Audiovisual da UFPel, Dayara Franco, que esteve no evento e participou do torneio de Uno, opinou a respeito da iniciativa de ter uma ação desse tipo em Pelotas: “Eu acho muito legal [a iniciativa], é uma coisa que eu nunca tinha visto aqui e eu acho que precisava mesmo, porque eu conheço muita gente que curte esses jogos e nunca teve oportunidade de jogar, ou às vezes nem conhece, […] e vir aqui é isso mesmo, é conhecer, jogar e se divertir.”

O espaço ocupado pela Jogaderia era bem amplo e dispunha de quase 20 mesas para jogar. A disponibilidade de um acervo diverso de jogos foi um ponto positivo, visto que as pessoas podiam jogar em duplas, trios ou grupos, de acordo com o jogo que escolhiam.

E mesmo essa grande variedade de jogos não era um problema para aqueles menos familiarizados com as cartas e tabuleiros, uma vez que os funcionários não só explicavam as regras como também faziam recomendações de jogos. E nem mesmo as pessoas que chegavam sozinhas se sentiam deslocadas, visto que os monitores até mesmo jogavam com eles.

É muito legal ver o pessoal se divertindo, e ter a oportunidade de conhecer várias pessoas também. Tem várias crianças que chegam e gostam do espaço, que a gente cria uma relação muito bacana com elas e com os pais. Até abraços eu ganhei, então foi muito bom, valeu demais ser monitor por isso também.” – Heverton Lima, monitor no evento e árbitro do torneio de Uno.

 

O torneio de Uno

No fim de semana, torneios de Uno e de cubo mágico foram realizados no evento. O Em Pauta esteve presente no dia do torneio de Uno e nós conversamos com alguns dos participantes, que nos contaram sua relação com o famoso jogo de cartas.

Eu jogo com os amigos, a gente faz bastante encontros de jogos, e normalmente a gente sempre joga Uno, e outros jogos mais comuns.” – Dayara Franco, estudante do curso de Cinema e Audiovisual.

Eu jogava principalmente na hora do almoço com meus amigos, […] eu estou aqui porque gosto bastante do jogo, e é uma forma de competir.” – John Eden, estudante do curso de Jornalismo.

O torneio foi dividido em três fases eliminatórias, onde quatro participantes jogavam três rodadas e os dois com a menor pontuação somada avançavam. Essa contagem de pontuação se dava através das cartas que ficavam nas mãos dos participantes ao fim de cada rodada. Esse sistema serviu como uma forma de acrescentar um pouco mais de estratégia na jogatina.

Dessa forma, os participantes iniciaram a competição contando com uma breve revisão das regras e uma rodada teste para garantir que todos entendessem o funcionamento e tivessem a chance de tirar suas dúvidas.

Na primeira fase do torneio, os 16 participantes jogaram, divididos em 4 grupos de 4 jogadores. Oito competidores classificaram-se e jogaram a semifinal, divididos novamente em grupos de quatro jogadores. A final aconteceu por volta das 19h e teve como participantes os dois vencedores de cada semifinal.

O vencedor do torneio, Marcel Costa, contou para o Em Pauta a sua relação com o Uno e como ele enxergava a ação do Shopping Pelotas: “Eu jogo Uno já faz um tempo, acho que desde 2017, também jogava muito o Uno online, [mas] não era profissional, era sempre na diversão. Mas hoje foi diferente, o campeonato é diferente, novas regras. Eu achei [a iniciativa] muito legal, proporcionou interação além de aprendizado […]”

Questionado sobre o sentimento de competição, Marcel confessou que também foi sortudo: “Gostei [de competir], mas eu vim pela diversão. Confesso que tive um pouco de sorte, contei com a sorte, e acabei ganhando.”

O vencedor do torneio, Marcel, levou para a casa um troféu e um baralho de Uno. As jogadoras que ficaram em segundo e terceiro lugares, levaram para a casa uma medalha e um barulho de Uno. A pequena Cecília Marchezan, que ficou em quarto lugar, levou uma medalha para casa.

O monitor Heverton jogando com Cecília Marchezan, que foi finalista do torneio

Este slideshow necessita de JavaScript.

Comentários

comments

Você pode gostar...