Saiba como prevenir as doenças de verão

Por Valquíria Stephan

Com o aumento das temperaturas, algumas doenças podem se manifestar durante a estação mais quente do ano, afinal muitas bactérias se proliferam com o calor. Cuidados com a higiene, alimentação, pele e hidratação devem ser constantes para os banhistas que querem descansar sem preocupação. Algumas medidas podem ser tomadas para evitar as típicas doenças de verão. Confira:

 

Insolação

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Resultado da exposição exagerada ao sol, a insolação pode trazer sérios danos à saúde, além do desconforto, pele avermelhada, quente, seca, coceiras, dor de cabeça, enjôos, vômitos, diarréias e febres são alguns dos possíveis sintomas, podendo variar de acordo com a intensidade das queimaduras. Os cuidados com os raios solares devem ser redobrados em crianças, gestantes e idosos.

Para evitar a insolação é necessário ter atenção ao aplicar o protetor solar, sem esquecer nenhuma parte do corpo, meia hora antes de se expor aos raios, e reaplicar muitas vezes durante o dia. Bonés, viseiras e guarda sol também podem ajudar. Evite sol das 11h até às 15h, horários em que os raios estão mais fortes e agridem a pele com mais facilidade.

 

Virose

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Muito corriqueiras no verão, as viroses podem estragar qualquer dia de sol. Causam sintomas como enjôo, diarréias, febre, vômitos e dores musculares.

Para evita-la, é recomendada uma boa alimentação, incluindo alimentos leves alto consumo de água, repouso, e constante hidratação corporal.

 

Intoxicação alimentar

Esta doença é causada pela ingestão de alimentos contaminados por vírus, bactérias ou parasitas. É considerada uma doença de verão porque é comum de ser adquirida em quiosques de praia, onde em alguns casos, onde os alimentos estão suscetíveis a maiores temperaturas e nem sempre são armazenados de maneira correta. É preciso cuidado com estabelecimentos que fogem das normas de saneamento básico e pecam na higiene.

Alimentos como ovo, carnes, peixes e maionese têm mais chance de estarem contaminados.

 

Desidratação

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

É também um dos sintomas da insolação quando o organismo perde muita água e o enfermo não consegue recolocá-la. Indica-se que seja consumido no mínimo dois litros de água diariamente, visando manter o corpo sempre hidratado. Nos dias de sol e intenso calor, esse cuidado é ainda mais essencial para manter o equilíbrio corporal. A doença pode causar náuseas, enjôos, diarréia e febre.

Comentários

comments

Você pode gostar...