Entre o amor e a incoerência

Por Juliana Luz de Camargo

Quando o assunto é bichinho de estimação, podemos perceber que as reações tendem muito mais ao entusiasmo do ao desagrado da população geral. Em uma pesquisa feita com diferentes pessoas pelo site de pesquisa onlinepesquisa.com, 80% do público que respondeu possui animal em casa.
Mas, por que mesmo assim, o número de casos de abandono, maus tratos e tantos relatos tristes são registrados e vistos diariamente no nosso país? E o pior, na época das férias esse número de abandono aumenta.

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Atualmente, as quantidades de denúncias assustam desde os menos apegados até os que consideram os animais parte da própria família. As denúncias têm se tornado tão frequentes que reportagens sobre o assunto estão tornando-se cada vez mais impactantes na televisão e em tantos outros meios de comunicação.

Por maus tratos, Polícia resgata animais em hotel fazenda de Socorro, SP

Todos os dias são cometidos crimes de maus-tratos e abandono de animais

Abandonar animais em propriedade alheia é crime

 

O que leva os tutores a tomarem tal iniciativa? O que influencia a prática do abandono de um ser vivo que aprendeu a amar o ambiente onde está acostumado a viver? O que faz um ser humano maltratar outro ser que não tem a possibilidade de se defender em igualdade de condições? São perguntas como essas que geram enorme revolta entre amantes e defensores da vida dos animais domésticos.

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Como denunciar maus-tratos contra animais

Entre inúmeras desculpas e justificativas, segundo sites destinados às causas de abandono e maus tratos, o mais comum é o responsável dizer que o cão está velho, ou doente, ou cresceu e o dono não possui mais condições de cuidar e, por tais motivos, se desfaz do animal como se fosse um brinquedo, largando-o nas ruas e, até mesmo, em clínicas veterinárias e pet shops, sem nunca mais voltar.

Com o aumento do abandono, a população de cães e gatos triplicou nos últimos anos, é só caminhar nas ruas de qualquer cidade do Brasil que será avistado, ao menos, um animal de rua. Com esse crescimento populacional, os canis municipais encontram-se superlotados, influenciando direta e indiretamente pessoas que nem sempre possuem uma formação destinada à prática de cuidados animais a voltarem-se a ajudar os que precisam de carinho e atenção.

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Brasil tem 30 milhões de animais abandonados

Mesmo havendo tanta crueldade, às vezes praticada por profissionais que não levam a sério o comprometimento com a vida, é importante ressaltar que, além da ajuda de leigos, é significativo o número de veterinários engajados em projetos sociais que defendem as causas animais. O crescimento de abrigos, ONGs e diversos projetos filantrópicos é satisfatório, apesar de ainda parecerem pouco frente ao que é realmente necessário.

ARCA Brasil – Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal 

Na região Sul do Rio Grande do Sul, felizmente, existem organizações sérias e que mostram um pouco do que esta reportagem está tentando passar. Dois grandes exemplos são a Ong A4 e a Associação Pelotense de Cidadania SOS Animais.

Informações e notícias podem ser encontradas no maior portal destinado ao assunto: http://www. anda.jor.br/ e http://anda.jusbrasil.com.br/.

Um bichinho de estimação não é apenas fofo, ele é uma vida, e ele cresce. Antes de pensar em ter um companheiro em casa, analise todas as situações: ele vai gerar gastos, precisa de carinho e, principalmente, de amor.

De todos os participantes da pesquisa que possuem algum animal em casa, todos se mostram contrários aos maus tratos, e são no mínimo, apegados aos pets. Questionados sobre os benefícios da convivência, citaram diversos, respondendo que o convívio só traz pontos positivos, além da companhia, bem-estar e amor.

Imagem: Resultado da pesquisa feita pelo site onlinepesquisa.com

Imagem: Resultado da pesquisa feita pelo site onlinepesquisa.com

Maus-tratos e abandono de animais são crimes, denuncie!

Comentários

comments

Você pode gostar...