A estreia da segunda temporada de Stranger Things

Poster da segunda temporada de Stranger Things. Imagem: Google/Reprodução

Por Luiza Pereira

Stranger Things é uma série da televisão americana surgida em 2016. Misturando dois elementos, terror e ficção científica, a narrativa vem cativando cada vez mais o público.

Assistida por um público diversificado, Stranger Things, segundo o site IMDb, é a terceira produção original mais assistida na plataforma Netflix, alcançando assim um lugar no topo das séries populares entre os usuários. O seriado conta a história de um garoto que misteriosamente desaparece da cidade de Hawkins e, com isso, seus amigos preocupados partem a sua busca. Durante o percurso, encontram uma garota com poderes telecinéticos, os quais a possibilita o poder de mover objetos à distância, assim modificando o sistema físico.

Na segunda temporada que teve sua estreia na última sexta-feira (27), a série ganhou uma atmosfera mais sombria, repleta de suspense e terror. Os episódios exploram a dificuldade do protagonista Will Byers (Noah Schnapp) de conviver com o mundo paralelo e o mundo real. Quando o personagem retorna ao seu ciclo de convívio na realidade, a sensação vivenciada no outro universo se mantém, e isso origina o desenrolar da narrativa, com uma busca incessante por soluções para conciliar o conflito gerado.

Em agosto de 2016, a série chegou a 8,2 milhões de espectadores, conforme as informações do site Canal Tech. Com a continuidade da trama, os personagens estão confrontando os traumas ocorridos na temporada anterior. Uma morte, a aparição de uma garota misteriosa com superpoderes telecinéticos e o descobrimento da existência de um universo paralelo, são algumas das circunstâncias que estabelecem um eixo conectivo com a teoria de Interpretação de Muitos Mundos (IMM), formulada pelo físico Hugh Everett em 1957.

O eixo da segunda temporada concentra-se em Max (Sadie Sink), uma garota ruiva e fechada, que aos poucos vai se aproximando do grupo, mesmo que haja um estranhamento por parte dela. A garota dos superpoderes, Eleven (Millie Bobby Brown), acaba sendo isolada dos amigos, passando a viver na casa do chefe de polícia, Jim Hopper (David Harbour). Isso gera uma revolta na hóspede que logo acaba infringindo as três regras estabelecidas pelo dono da casa. Por último, Will volta a ter visões mais fortes do universo paralelo, o que faz com que ele precise da ajuda de seus amigos para superar o demônio denominado Demogorgon, uma criatura que vive no submundo.

Assim, é perceptível a relação da série produzida num contexto atual com a temática dos anos 80, a partir de escritores e autores que influenciaram na produção da trama. Elementos que interligam a série e obras de Stephen King e John Carpenter, por exemplo, são tomadas como ponto de referência, o que resulta em uma bela construção cinematográfica.