QUE BRASIL É ESTE?

Em pauta: a onda de ódio e preconceito

Por Chendler Siqueira e Tanara Hormain

Com o tema “A onda de ódio e preconceito na sociedade” o ciclo de debates QUE BRASIL É ESTE? Chega à sua 8ª edição. Programado para ocorrer no dia 4 de julho, o debate se iniciará às 19 horas, na sede do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé (Rua Rego Freitas, 454, conjunto 83), em São Paulo. Para esta edição estão confirmadas as presenças dos seguintes debatedores: A escritora e autora do livro ‘Como conversar com um fascista’, Márcia Tiburi; a deputada estadual pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB-RS), Manuela D’Ávila e o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos.

fb344f_7f9116b466ab444d9aada0d094be374e-mv2

O ciclo de debates mensais está previsto para ocorrer até outubro de 2016.

Os debates são promovidos por uma parceria entre o Barão de Itararé e a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), e conta com transmissão ao vivo pela TVT, com reprodução na página do Barão de Itararé (www.baraodeitarare.org.br). Até outubro de 2016, a iniciativa realiza debates mensais para refletir sobre as turbulências pelas quais atravessa o país nos campos econômico, político e social. A entrada é livre. Para essa 8ª edição, é necessário fazer a inscrição disponível [aqui].

            O Centro de Estudos da Mídia Alternativa nasce com a perspectiva de, em parceria com muitas outras entidades já existentes, contribuir na luta pela democratização dos meios de comunicação e pelo fortalecimento da mídia alternativa. Ajudando na construção de uma militância social, permanente e aguerrida, na frente estratégica da batalha de idéias. Ao tempo em que homenageia e evidencia o trabalho do Barão de Itararé, um incansável lutador da imprensa progressista e pela ética jornalística.

            Barão de Itararé é o pseudônimo do jornalista gaúcho Apparício Torelli (1895-1971), considerado, pelos movimentos sociais em prol da redemocratização da mídia, um dos criadores do jornalismo alternativo no país e o pai do humorismo brasileiro. Com os jornais A MANHA e ALMANHAQUE, ele ironizou as elites, criticou a exploração e enfrentou os governos autoritários. Preso várias vezes, nunca perdeu o seu humor. Itararé é o nome da batalha que não houve entre a oligarquia e as forças vitoriosas na revolução de 1930.

            O ciclo de debates iniciou em novembro de 2015 e tem previsão de realizar debates mensais até outubro de 2016. De acordo com a programação, disponibilizada no site oficial do evento, estão confirmados os seguintes temas:

8º A onda de preconceito e ódio na sociedade (04/07/16);

9º Corrupção e política: O Brasil é um caso perdido? (08/08/16);

10º Avanços e limites das políticas sociais (05/09/16); e

11º Quais são os anseios da juventude brasileira?  (03/10/16).

Comentários

comments

Você pode gostar...