Placy: uma inovação aos prestadores de serviços e aos consumidores online

Por Roberta Muniz

Nos dias atuais, o universo online facilita diversos aspectos do nosso dia a dia. Seja quando precisamos de locomoção, comida, roupas e de outros tipos de serviços. Segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), para os consumidores com acesso a Internet, os sites de lojas ocupam o primeiro lugar entre os canais utilizados para compras.

Sites são os mais procurados na hora da compra pelos consumidores segundo dados do SPC. Imagem: Roberta Muniz

Porém nem todas as compras ou contratações de serviços dão certo. Contratar um serviço muitas vezes, mesmo com a maior facilidade, ainda é um desafio. A intermediação entre consumidores e profissionais muitas vezes é difícil. E foi pensando nisso, que o Placy foi criado.

O Placy instalado no Pelotas Parque Tecnológico promete inovar o mercado. Imagem: Divulgação Placy

O Placy é uma plataforma que tem como destinação o anúncio e contratação de serviços de diversas categorias. É um guia para o cliente poder encontrar mais facilmente os serviços de que necessita e o profissional ideal para a realização. O profissional cadastrado tem seu trabalho exposto para o mercado, podendo dessa forma, alavancar os seus negócios.

O cliente poderá escolher dentre os diversos prestadores de serviços das diferentes especialidades cadastradas na plataforma e agendar a realização do serviço no ato. O pagamento poderá ser feito através de dinheiro, boleto, débito online ou cartão de crédito com possibilidade de parcelamento. Assim que o serviço é realizado, o cliente poderá avaliar o profissional contratado de maneira a auxiliar futuros clientes na escolha do prestador de serviços ideal.

Esse conceito para o modelo de negócios do Placy foi concebida em meados de abril do ano passado e as ideias iniciais seriam de uma plataforma onde estariam disponíveis os serviços e contatos do profissional, porém ainda não resolveria a questão da falta de praticidade. Depois de diversas reuniões pensando nos modelos de negócios do setor e diálogos com empreendedores, mentores e profissionais autônomos, chegou-se próximo ao modelo atual.

Em julho de 2018, o Placy instalou-se em um espaço dentro do interior do Pelotas Parque Tecnológico – principal centro de empreendedorismo de base tecnológica da metade sul do Rio Grande do Sul, e nessas instalações foi possível aprimorar ainda mais o modelo da plataforma. Ainda em novembro do ano passado, o Placy foi aprovado para pré-incubação no Centro de Incubação de Empresas da Região Sul – o Ciemsul, uma incubadora de empresas subordinada ao Escritório de Desenvolvimento Regional, o qual é um órgão vinculado à Universidade Católica de Pelotas.

Ao final de fevereiro deste ano, o Placy lançou sua versão Alpha – fase de desenvolvimento – possibilitando que se iniciasse a captação de parceiros para a prestação dos serviços. Atualmente a plataforma se encontra em fase de cadastramentos de profissionais para diversas de prestação de trabalhos. Interessados em mais informações para essa parceria e para a realização de cadastro podem acessar o site: www.placy.com.br