Palestra do evento ‘Integra CLC’: Desamarrando as palavras com Vitor Necchi

Vitor Necchi derramando suas palavras aos estudantes do CLC. Imagem: Giordanna Benkenstein Vallejos

Por Giordanna Benkenstein Vallejos 

Na noite de ontem (4), às 19h, ocorreu na ASUFPel a palestra com o porto alegrense Vitor Necchi, dentro do evento ‘Integra CLC’, organizado pelo Centro de Letras e Comunicação da UFPel, abordando os temas: palavra desamarrada, leitura, representação e invenção do mundo.

A palestra com o doutorando em Letras e mestre em Comunicação Social, trouxe um discurso com uma interessante simbiose entre as áreas do Jornalismo e das Letras. E mesmo com alguns problemas técnicos com o vídeo e com o som, que seriam transmitidos no evento, nenhum desses fatores atrapalhou Necchi, que gesticulava com as mãos enquanto falava com uma voz suave, porém confiante, sobre ver a palavra além da camada superficial de sentido e a palavra como registro histórico, da vida e da existência, como uma forma de sistematizar e compreender o mundo.

Mostrou-se um exímio contador de histórias, entre o tirar e o colocar de seus óculos, citando diversos autores pertinentes durante a sua apresentação para os estudantes, que em sua grande maioria ouviam com atenção e curiosidade a palestra.

Foram abordados temas como o racismo estrutural no mundo literário e jornalístico, e a importância da luta para que os múltiplos olhares tenham espaço no cenário literário. Em relação ao jornalismo, o palestrante frisou que para ser um bom jornalista é preciso saber ouvir o entrevistado e ser observador, além manter um olhar do mundo como se estivesse olhando a vida pela primeira vez.

Também discursou sobre a relevância da escrita para a sua vida pessoal: “Eu escrevo para não enlouquecer. É uma tentativa de lidar com os escombros, não só meus, mas também do mundo.”  Vitor Necchi diz estar trabalhando em um novo romance, e após o término da palestra, realizou a leitura de um trecho do seu livro, deu abertura de espaço para perguntas do público e encerrou a palestra às 20h50.

 

Comentários

comments

Você pode gostar...