Novembro Azul: é preciso tocar nesse assunto

Há dois anos, o Instituto Lado a Lado pela Vida trouxe a campanha mundial Novembro Azul, que busca incentivar a realização do exame de próstata, que pode diagnosticar o câncer mais comum nos homens depois do câncer de pele. Neste ano, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), uma série de atividades é realizada em todo o país durante o mês de novembro.

17 de novembro é o dia mundial do combate ao câncer de próstata. Foto: divulgação.

Em 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida já havia criado a campanha Um Toque, Um Drible a partir da necessidade de mudar paradigmas em relação à ida do homem ao médico para a realização de exames. Com o Novembro Azul, o foco é o diagnóstico e o tratamento do câncer de próstata. Só no passado foram identificados 60 mil novos casos no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

>> Assista ao vídeo da campanha

Projeta-se ainda que, neste ano, 12 mil pessoas morrerão em decorrência do diagnóstico tardio do câncer. Para incentivar a realização do exame e mudar esse cenário, a campanha ocorre o ano inteiro, mas ganha força no mês de novembro com a distribuição de panfletos em estádios de futebol e a iluminação azul em pontos turísticos, por exemplo.

A próstata é uma glândula presente nos homens e fica abaixo da bexiga e à frente do reto. É possível identificar a presença do tumor com o exame clínico, um toque retal – processo que afasta muitos homens – combinado com o exame de sangue. Confirmada a presença do tumor, uma biópsia é feita para identificar a existência, ou não, do câncer. Caso detectado inicialmente, a doença é curável em 90% dos casos, o que reforça a ideia da campanha em aproximar o homem aos exames preventivos.

O câncer de próstata no Brasil. Foto: divulgação

A doença também não apresenta sintomas no início, o que é um problema caso o homem não faça regularmente uma visita ao médico – recomenda-se que os homens com mais de 50 anos de idade façam anualmente o teste. Já o tratamento varia conforme o estágio da doença, podendo ser feito através de radioterapia, cirurgia, tratamento hormonal ou apenas acompanhamento médico.

A campanha em Pelotas

Várias entidades da cidade aderiram à campanha nos últimos dias. O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realiza a distribuição de panfletos, exibe banners e promove a utilização de laços azuis nas roupas. O curso de enfermagem da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) também participa da campanha e realizou na última quinta-feira (6) o Pit Stop da Enfermagem no calçadão da cidade, que promoveu a saúde do homem e a prevenção ao câncer de próstata.

A Câmara Municipal de Pelotas realizou um ato de adesão no plenário da Casa Legislativa com a presença dos parlamentares e entidades importantes, como a Aapecan (Associação de Apoio a Pessoas com Câncer), Casa Vida e o Projeto Vida Ativa. Na ocasião, os vereadores receberam gravatas azuis enquanto que os demais receberam fitas azuis.

Legislativo pelotense adere à campanha. Foto: José Pacheco/TV Câmara.