Expectativa é grande para o último Grenal do ano

Por Mateus Bunde

O Grenal de número 403 vem com uma pitada extra, além do já temperado clássico do estado. A diferença entre Grêmio e Internacional, no Campeonato Brasileiro, é de apenas dois pontos (Grêmio é sexto, com 54 pontos e Inter é o terceiro com 56), ou seja, uma derrota no clássico deste domingo (09) pode significar a troca dos clubes gaúchos no grupo dos quatro primeiros que irão à Libertadores.

O Grêmio de Felipão vem estruturado no seu 4-3-2-1, um time entrosado com seu esquema de jogo onde 1×0 é sinônimo de goleada. Uma equipe que se consolida na defesa, porém não abdica de atacar. Já a equipe de Abel Braga vem montada num 4-2-3-1, um esquema de jogo que alterna muito ao longo da partida, devido à inversão de posições entre Alex e Aranguiz.

FOTO CAPA

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Dois anos sem vencer o maior rival

Felipão entra com a pressão de diretoria e torcida para que o time volte a vencer grenais. Romildo Bolzan Jr., vencedor da situação no pleito gremista, prometeu que o time venceria o Grenal seguinte a sua candidatura. Além do futuro presidente, a torcida exige dos jogadores e comissão técnica a quebra dos mais de 500 dias sem vencer um clássico, cuja última vitória fora registrada ainda no Olímpico, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo.

Em entrevista coletiva, o técnico gremista se irritou ao ser perguntado se haveria pressão para ganhar o clássico deste domingo. Luiz Felipe foi enfático e disse que o derby porto-alegrense é um jogo que vale três pontos, e que os jogadores não devem se preocupar com pressão para vencer a partida. “A preocupação do Grenal é de vocês (imprensa). Nossa preocupação é a vitória, só a vitória. Todos os jogadores com cartão amarelo estavam jogando. Os três pontos do Vitória são os mesmo do Grenal. Tem que acabar com essa história de que Grenal vale 25 pontos”, afirmou.

Raio-X: Grêmio VS. Internacional

Sistema defensivo:

FOTO 1

Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS / Reprodução ZH

O Grêmio possui a melhor defesa do Campeonato Brasileiro de 2014, enquanto que a equipe Colorada possuiu alterações constantes no sistema defensivo ao longo do ano. Desde a final do Gauchão, para se ter ideia, o Internacional trocou as cinco peças da sua defesa, incluindo o goleiro, os laterais e os zagueiros.

Meio de Campo:

FOTO 2

Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM

O Internacional possui um grande entrosamento no seu meio de campo. Aranguiz, D’Alessandro e Alex formam um trio que impõe respeito à qualquer equipe do futebol nacional atual. Já o Grêmio, que constantemente joga com três volantes, não possui a criatividade e genialidade que o meio-campo Colorado possui. O fator decisão com um chute de longa distância de Alex, um passe longo de D’Alessandro, ou Aranguiz funcionando como elemento surpresa, credita ao colorado o posto de um dos melhores meios de campo do Brasileirão de 2014.

Atacantes:

FOTO 3

Foto: Montagem sobre fotos / Agência RBS

Barcos e Nilmar são jogadores de diferentes características. Pela qualidade, poderiam atuar juntos. Enquanto o primeiro possui o jogo aéreo e o posicionamento como virtudes, o segundo alia a velocidade à movimentação para auxiliar o Internacional na criação de jogadas ofensivas próximas a área tricolor.

O clássico Grenal terá transmissão da RBS TV, às 17h, no horário de Brasília. O jogo poderá ser um dos mais disputados da década, devido ao equilíbrio entre as duas equipes.

Comentários

comments

Você pode gostar...