Queime 1000 calorias em apenas uma hora com a Zumba Fitness

Por Francine Dias

Entediado com os treinamentos aeróbicos das academias? Que tal praticar uma atividade física em que você, além de se divertir, pode queimar cerca de 1000 calorias em apenas 1 hora? Conheça a Zumba Fitness, a técnica que virou febre mundial e hoje faz sucesso no Brasil.

Desenvolvida pelo cubano Alberto Perez em 1990, esse método diferencia-se por provocar uma oscilação da freqüência cardíaca, fazendo com que o aluno tenha um gasto de caloria mais elevado devido à intensidade dos movimentos. Trata-se da uma mistura de ritmos latinos como a cumbia, salsa, reggaeton e merengue, sendo seu principal objetivo a diversão.

Zumba Fitness une a diversão da dança com a atividade física. Foto: Reprodução (http://goo.gl/exiN47)

De acordo com o educador físico, Geovane Teixeira, não existem restrições quanto à prática da Zumba. “Essa técnica é dividida em programas. Por exemplo, a Zumba Kids é voltada para crianças, já a Zumba Fitness é indicada para pessoas a partir dos 15 anos, tudo depende do programa que o professor já fez. Mas não existem restrições quanto à idade”, relata.

As aulas, que podem durar de 45 minutos a 1 hora, misturam passos de dança com movimentos aeróbicos, por isso é uma das atividades com maior e mais eficiente gasto calórico. “Dependendo da intensidade com que o aluno faz os movimentos, ele pode perder cerca de 1000 calorias em apenas 1 hora de aula”, comenta Teixeira.

A Zumba Fitness aumenta a capacidade cárdio respiratória, afina a silueta e tonifica o corpo. “Não precisa saber dançar, é uma festa. É uma aula de dança com movimentos básicos e localizados, é só a pessoa se divertir”, finaliza.

Cati Alves, praticante dessa técnica há seis meses, relata que quando começou seu intuito era emagrecer, mas hoje continua realizando principalmente pela diversão. “Eu era sedentária, não praticava nenhuma atividade. Hoje venho às aulas de Zumba três vezes durante a semana e após as aulas ainda faço musculação. Alguns dias chego a fazer duas aulas sem intervalo, é revigorante”, explica.

Aos 48 anos, Cati afirma que sua disposição aumentou, assim como sua auto-estima. “Já perdi 5 kilos, minhas taxas de açúcar e colesterol baixaram e me sinto muito mais disposta. Aqui é pura diversão. Não é algo que te sacrifica, você sai da aula leve”, conclui.

Para mais informações sobre as aulas de Zumba Fitness ligue 3305.6449.