Brasil receberá a mostra “Leonardo da Vinci, a Natureza da Invenção”

Por Vicente Pardo

Uma tendência vem chamando atenção do mercado cultural brasileiro. Nos últimos anos, o país parece ter entrado de vez no roteiro de grandes eventos internacionais, sejam eles shows de artistas renomados ou estreias mundiais de notórias produções cinematográficas. Além destes, outro importante ramo das artes também vem ganhando destaque entre o público nacional: as exposições artísticas.

A cidade de São Paulo parece atuar como grande centro de convergência cultural. Em 2014, a maior cidade do Brasil já recebeu diversas exposições que destacam não só grandes nomes internacionais, como Salvador Dalí e Quentin Tarantino, como também mostras que celebram a grande variedade da cultura brasileira. Exposições como “Castelo Rá-Tim-Bum”, que traz uma viagem pelo mundo do nostálgico programa infantil da TV Cultura. A mostra teve grande sucesso de público, fazendo com que sua data de encerramento fosse estendida para janeiro de 2015.

Foto: Reprodução (http://bit.ly/1lGfwbT)

Parafuso Helicoidal Aéreo de da Vinci. Foto: Reprodução (http://bit.ly/1lGfwbT)

A partir do dia 11 de novembro, os paulistanos terão mais uma exposição para dividir espaço no já movimentado cenário cultural da capital paulista. “Leonardo da Vinci, a Natureza da Invenção” apresenta o lado inventor do polímata italiano popular, entre tantos feitos, por suas obras artísticas. A mostra, que fica em exibição na Galeria de Arte do Sesi (Avenida Paulista, 1313), é a chance ideal para conhecer a genialidade de Da Vinci além do sorriso da “Mona Lisa”. parafuso helicoidal aéreo,

A exposição reunirá cerca de 40 peças e 10 instalações interativas. Os projetos apresentados foram desenvolvidos por pesquisadores e engenheiros na década de 50, para a celebração dos 500 anos de Leonardo da Vinci. Entre as invenções expostas, destacam-se aquelas voltadas para o campo da aeronáutica e do belicismo, tais como o paraquedas e a catapulta de mola. Além do parafuso voador, protótipo do que viria a inspirar a criação do helicóptero.

Leonardo da Vinci, a Natureza da Invenção” conta com a curadoria do italiano Cláudio Giorgione e ficará em exibição até o dia 10 de maio de 2015. Com entrada gratuita, a mostra é uma excelente oportunidade de conhecer um pouco mais da mente de um dos homens que mais colaborou para a evolução da humanidade.

Comentários

comments

Você pode gostar...