Semana da Consciência Negra com programação on-line

O dia da Consciência Negra é celebrada oficialmente no dia 20 de novembro desde 2003, a data serve para a reflexão dos direitos e representação do povo preto, marcando o dia do assassinato de Zumbi dos Palmares. As celebrações em muitas partes do país começam bem antes, lembrando durante toda a semana, com pautas e assuntos que envolvem a data, até a chegada do dia 20. A Semana faz parte do calendário oficial de eventos de Pelotas desde 2006, com objetivo de ressaltar e valorizar a cultura negra e afro-brasileira por meio de abordagens, discussões, reflexões e atividades lúdicas.

Esse ano ocorre de forma virtual pelo segundo ano consecutivo, desde o dia 14 até o dia 20 de novembro, a programação está no site da Secretaria de Cultura de Pelotas e nesta semana ocorre atividades de vários segmentos culturais, com espetáculos de dança, teatro, música, literatura, palestras educativas ou sobre direitos, resgate histórico, gastronomia entre outros. Um dos eventos que sempre acontece nessa época é o espetáculo dança dos orixás, na Charqueada São João, que no última dia 14 de novembro ocorreu sua 15° edição resgatando o legado deixado aqui no extremo Sul do Brasil, a partir dos homens escravizados que para cá foram trazidos e submetidos ao trabalho forçado na indústria do Charque.

O espetáculo é coreografado por Daniel Amaro e conta com 7 bailarinos que representarão, através da dança, 7 orixás diferentes. Dessa forma, o projeto pretende valorizar a cultura africana e o legado que esse povo deixou em nossa terra. Pois, onde no passado houve sofrimento, hoje é espaço para aprendizado, reflexões e reconhecimento da cultura afro. O espetáculo estreiou no dia 13 de maio de 2017, com ensaios durante 4 meses oito horas por semana.

Segundo Amaro, “a importância é que as pessoas conheçam a cultura africana que foi reconstruída no Sul do RS, com a vinda dos homens escravizados e também pela re-significação daquele lugar como reflexão e valorização da cultura afro brasileira pelotense.”

Em conversa com Em Pauta Web, Daniel também nos conta que, “acredita que cada companhia de dança tem a sua proposta, mas como ele vem da periferia e tenho um convívio desde pequeno com a religião de matriz africana, resolveu ter uma Cia que trabalhasse com esse tema pois acha necessário que as pessoas possam conhecer essas propostas antes de falar por falar sobre ela.”

As celebrações do 20 de novembro surgiram na segunda metade dos anos 1970, no âmbito das lutas dos movimentos sociais contra o racismo.O idealizador do Dia Nacional da Consciência Negra foi o poeta, professor e pesquisador gaúcho Oliveira Silveira. Ele foi um dos fundadores do Grupo Palmares, associação que reunia militantes e pesquisadores da cultura negra brasileira, em Porto Alegre.

A semana da Consciência Negra é promovida pela Prefeitura de Pelotas/Secult em parceria com o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pelotas.

Comentários

comments

Você pode gostar...