Padel: o esporte que vem conquistando os pelotenses

Disputado entre duas duplas, o jogo ganhou espaço na cidade

Por Augusto Cabral e Victoria Meggiato/Em Pauta

O padel, jogo com raquetes disputado entre duas duplas, tem conquistado o coração de todos, em especial dos pelotenses, que cada vez mais procuram e se apaixonam pelo esporte. Semelhante ao tênis, possui algumas diferenças como o tamanho da quadra e presença de paredes nos fundos e laterais. Mais recentemente, as quadras com vidro no lugar das paredes são as mais comuns. Mas, se engana quem pensa que o padel surgiu recentemente. 

A história do esporte vem de muito tempo, quando por volta de 1890, passageiros de navios ingleses adaptaram a prática de tênis ao espaço de bordo. Era praticado numa quadra de dimensões menores e protegida por telas. Mas, foi somente em 1924 que o padel passou a ser praticado em terra, quando o norte americano Frank Beal improvisou algumas quadras nos parques municipais de Nova Iorque.

Finalmente, em 1969, Enrique Corcuera construiu a primeira quadra de padel em um hotel localizado no México. Ele também definiu as dimensões de quadra e o regulamento do esporte.

Padel em Pelotas

Atualmente o clube possui quatro quadras de padel. Foto: Luciano Mendes

A prática existe há bastante tempo na cidade, e chegou a ser uma febre nos anos 90, perdendo um pouco da afeição em 2005, e retornando com força em 2015. No ano passado, com a pandemia do coronavírus, o padel ganhou ainda mais espaço, por ser um esporte com pouco contato físico, ideal para os tempos de distanciamento social. 

Para o advogado Henrique Cabral, que pratica o esporte desde 2019, é muito gratificante jogar e poder conhecer pessoas. “É muito bom agregar o esporte com a qualidade de vida, ainda mais nesses tempos corridos. A gente vai para a quadra e relaxa, desestressa, além de conhecer pessoas novas”, afirma. 

A modalidade cresce cada vez mais em Pelotas como uma ótima opção para atletas amadores. Leandro Cruz, sócio de um clube de padel na cidade, conta que a pandemia atrasou um pouco o processo de abertura do local. “Nós abrimos o clube quando a pandemia estourou, então foi um período bem difícil , ficamos mais de 150 dias fechados e isso complicou um pouco as coisas”, relata. Mesmo com as dificuldades impostas, o clube se fortaleceu e seguiu firme com o projeto. “Trabalhamos bastante, sempre acreditamos no esporte e graças a Deus o clube cresceu. Começamos com três quadras e depois colocamos a quarta”, completou Cruz.

Pelotas no Mundial de Padel 

Gabriela é uma das integrantes da Seleção Brasileira de Padel. Foto: Ravelo Sport

Que o padel já se tornou uma tradição na cidade, não é novidade. O esporte já revelou diversos talentos para as quadras do mundo inteiro. Agora, é a vez da pelotense Gabriela Menna Barreto representar a cidade no Mundial de Padel, que acontece de 15 a 20 de novembro em Doha, capital do Catar.

Além dela, outras sete atletas integram a seleção brasileira, comandadas pela técnica Neki Berwig. Outras três atletas também são gaúchas, da zona sul do estado: Léli Aguiar, de Santa Vitória do Palmar; Tatiana Sagahoff, de Rio Grande; e Raquel Piltcher, pelotense que mora há alguns anos na Espanha.

O Mundial de Padel vai ser transmitido pelo canal do YouTube Padel RG, a partir de segunda-feira (15).

Comentários

comments

Você pode gostar...