Liga dos Campeões da Europa entra na fase decisiva

Por Luís Artur Janes Silva 

O Liverpool, o atual campeão mundial, participará de um dos confrontos iniciais das oitavas da Liga dos Campeões 2019-2020. Crédito da imagem: Getty Images.

Nesta terça (18), teremos o início da fase de oitavas de final da edição 2019-2020 da Liga dos Campeões da UEFA (União Europeia de Futebol), a maior competição interclubes do mundo. Dezesseis equipes darão continuidade ao sonho de conquistar o tão cobiçado troféu. Esta será a sétima etapa do campeonato, que teve cinco estágios  preliminares e a fase de grupos, que reuniu 32 equipes, divididas em oito chaves, formadas por quatro times. Os dois melhores de cada grupo garantiram vagas às oitavas de final.

Quatro times iniciarão a disputa desta fase decisiva, que marca o afunilamento da Liga dos Campeões. O atual campeão (Liverpool) enfrentará o Atlético Madrid, na capital espanhola. Enquanto isso, o Borussia Dortmund, o clube mais popular da Alemanha, receberá o milionário Paris Saint-Germain. Ambas as partidas estão marcadas para iniciar às 17 horas (pelo fuso de Brasília).

ATLÉTICO MADRID X LIVERPOOL (Madri – 18/02 e Liverpool – 11/03) – Ambos os confrontos iniciarão às 17 horas de Brasília

O confronto entre Espanha e Inglaterra promete ser muito disputado, apesar da maior tradição de títulos continentais que o Liverpool possui, campeão do torneio em seis ocasiões (1977, 78, 81, 84, 2005 e 2019). Os ingleses contam com 24 participações na Liga e estão num momento mágico, pois venceram o Mundial pela primeira vez, após derrotar o Flamengo, em dezembro do ano passado. Além disso, estão perto de reconquistar o campeonato nacional, após 30 anos de jejum. Na competição caseira, o Liverpool de Salah, Roberto Firmino e Mane, conquistou 25 vitórias, em 26 jogos.

Na fase de grupos da Liga dos Campeões, os atuais defensores do título fizeram uma boa campanha, obtendo quatro triunfos em seis partidas. Sua única derrota  aconteceu na última rodada da fase, quando perderam para o Napoli, na Itália. Aliás, os napolitanos não caíram diante do Liverpool. Num grupo em que o desclassificado Red Bull Salzburg (AUT) foi o melhor ataque, os ingleses anotaram 13 gols. Os artilheiros do time foram Salah (4 gols) e Chamberlain (3 gols).

O Atlético Madrid está na sua 15ª participação na Liga dos Campeões, mas ao contrário do Liverpool, jamais foi campeão. O máximo que conseguiu foram os vice-campeonatos de 1974, 2014 e 2016, sendo que nas duas últimas decisões, perdeu o caneco para o arquirrival Real Madrid. Os comandados de Simeone ficaram na segunda colocação do Grupo D, com 10 pontos e três vitórias nos seis jogos que disputaram. Os madrilenhos foram irregulares, pois iniciaram a sua campanha com uma vitória, depois perderam dois jogos consecutivos e a recuperação veio na segunda metade da fase de grupos, quando triunfaram duas vezes e empataram outra partida.

Time que se defende bem, marca registrada da equipe treinada por Simeone, o Atlético teve dificuldade para marcar gols. Foram apenas oito na primeira fase. João Félix e Morata são os artilheiros do time e as grandes esperanças de bater o atual campeão da Europa.

BORUSSIA DORTMUND X PSG (Dortmund – 18/02 e Paris – 11/03) – Ambos os confrontos iniciarão às 17 horas de Brasília

Neste confronto, os alemães do Borussia Dortmund, campeão da Liga em 1997 e 18 participações no currículo, tentarão vencer o milionário Paris Saint-Germain, o dourado esquadrão de Neymar, que nunca ganhou o torneio. O Borussia jogará sua cartada decisiva no jogo de ida do duelo. Vice-campeão do Grupo F, no qual estava o Barcelona, o time alemão fez 10 pontos, conquistados com três vitórias nos seis jogos disputados. A campanha irregular foi equilibrada também na razão entre os gols feitos e sofridos pelo time. Os alemães anotaram oito vezes e tomaram oito gols. Hakimi marcou metade dos gols do Borussia na competição.

Enquanto isso, a constelação de craques do PSG sonha com a conquista do inédito título continental. Passar das oitavas é obrigação para um time que venceu o grupo no qual jogou o Real Madrid. Os franceses ficaram cinco pontos à frente do Real e terminaram invictos na fase de grupos, vencendo cinco vezes e empatando uma. A defesa do PSG foi quase imbatível, sofrendo apenas dois gols. Já o ataque marcou dezessete vezes. Icardi e Mbappe anotaram cinco tentos, mas outros bons jogadores, entre eles, o brasileiro Neymar, prometem desequilibrar e levar o PSG ao inédito título, na 13ª participação da equipe na Liga dos Campeões.

Comentários

comments

Você pode gostar...