4º Festival Internacional SESC de Música é atração em Pelotas

Por Mariana Pasinato e Diego Rafael Macht

Pelotas está sediando o 4° Festival Internacional SESC de Música, que acontece entre os dias 19 e 31 de janeiro. O Festival é direcionado a estudantes e profissionais da música, oferecendo programação de concertos e espetáculos diversificados e gratuitos para a comunidade em geral. Cursos como de instrumentos, canto lírico, vivências musicais, recitais de professores, recitais de alunos, música de câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica estão sendo ofertados.

Legenda: divulgação (https://www.sesc-rs.com.br/festival/)

Contando com 44 professores e maestros de 11 países, os organizadores prometem 48 espetáculos em 13 dias de realização. O Festival disponibiliza vagas para alunos bolsistas e alunos do Conservatório de Música da UFPEL (Universidade Federal de Pelotas).

Para os organizadores, o evento é uma forma de aprendizado e, também, integração entre os participantes e os pelotenses. A aproximação da comunidade com o meio musical é uma das intenções de sua realização, alcançando resultados satisfatórios. O prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, declarou ao site do SESC que a parceria entre a cidade e o evento vem consolidando uma nova tradição em favor da arte e da cultura.

As apresentações ocorrem em grande maioria no Theatro Guarany, mas também há espaços alternativos, como o largo da prefeitura, a colônia de pescadores Z3, a Biblioteca Pública, a Paróquia Nossa Senhora da Luz e o Hospital Espírita de Pelotas. Entre os destaques desta edição estão Bridget Kibbey, descrita pelo The New York Times como grande novo talento em harpa no mundo; Christoph Hartmann, oboísta da Orquestra Filarmônica de Berlim; e a Orquestra de Metais Lyra, de Tatuí (SP). É preciso retirar ingressos, gratuitos, para espetáculos no Theatro Guarany (Lobo da Costa, 849), de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30min às 18h30min.