Semana do turismo começa neste final de semana em Pelotas; confira a programação

Praça Coronel Pedro Osório será um dos locais de apresentação da Orquestra Estudantil Municipal na Semana Municipal do Turismo. Foto: Rodrigo Chagas

Prefeitura organizou atividades presenciais e virtuais

Por Victoria Meggiato/ Em Pauta

No dia 27 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Turismo. E para comemorar a data, a Prefeitura de Pelotas organizou a Semana Municipal do Turismo, que começa neste sábado (25) e se estende até a próxima quinta-feira (30). A programação vai contar com diversas atividades presenciais, como apresentações, e também remotas, como lives.

No evento deste ano, a Organização Mundial de Turismo (OMT) propôs o tema Turismo para o Crescimento Inclusivo, com o objetivo de impulsionar a inclusão e mostrar o potencial do turismo na oferta de empregos para todos. A Semana Municipal do Turismo também quer proporcionar gradualmente a volta do setor no município.

Uma novidade na programação é a Exposição Virtual do Museu da Baronesa, com a publicação de cards que mostram as atividades que são desenvolvidas no local, para atrair novos visitantes. A exposição pode ser acessada pelo Facebook e Instagram do Museu.

Confira a programação completa:

Sábado (25/09)

Live do Sistema Municipal de Museus, com a Museóloga Aline Mota

Tema: A relação entre os museus e o turismo em Pelotas

Local: Youtube Sistema Municipal de Museus

Horário: 18h

Espetáculo A Dança dos Orixás

Local: Charqueada São João

Horário: 18h30min

Ingressos: https://www.sympla.com.br/danca-dos-orixas—14-edicao__1340465?fbclid=IwAR2hpupfHJqRB6M8waiz45mpms7s7tthHEYdo6ODbawUGYPUJUtOpq2b8qM

Domingo (26/09)

Passeio Ciclístico em parceria com a Secretaria de Transporte e Trânsito

Local: Saída do Shopping Pelotas e chegada no Bairro Quartier

Horário: 9h

Segunda-feira (27/09) – Dia Mundial do Turismo

Apresentação da Orquestra Estudantil Municipal na Praia do Laranjal

Horário: 9h30min

Entrega da Prestação de Contas 2020/2021 à prefeita, vice-prefeito e presidente da Câmara

Local: Gabinete da Prefeita

Horário: 11h

Participam; secretário Gilmar Bazanella e diretora de Turismo Lizandra Cardoso

Encaminhamento do projeto de lei do Sistema Municipal de Turismo à Câmara de Vereadores

Local: Gabinete da Prefeita

Horário: 11h

Participam: secretário Gilmar Bazanella e diretora de Turismo Lizandra Cardoso

Apresentação da Orquestra Estudantil Municipal no Quadrado

Horário: 14h

Apresentação da Orquestra Estudantil Municipal na Catedral São Francisco de Paula

Horário: 15h

Live sobre Turismo e Gastronomia

Horário: 17h

Participam: secretário Gilmar Bazanella (Prefeitura de Pelotas), Jussara Argoud (Sebrae), Simone Jara (Associação dos Produtores de Doces de Pelotas) e Gabriel Oliveira (Associação Gastrodinâmica)

Inscrições: https://bit.ly/39vrd7T

Bate-Papo da Universidade Federal de Pelotas “Formei! E agora? Conquistas e Desafios do Turismólogo”

Horário: 19h

Convidadas: turismólogas Francieli Corrêa (agência de intercâmbio), Lara Blessmann (agência de viagem), Mariana Veiga (setor público) e Samara Camilotto (pesquisa)

Transmissão: Youtube CCSO da UFPel

Terça-feira (28/09)

Bate-Papo do Sistema Municipal de Museus sobre Museus e o Turismo

Horário: 18h

Transmissão: Youtube Sistema Municipal de Museus

Convidados: diretora de Turismo Lizandra Cardoso e representantes dos Museus de Pelotas

Live Associação Comercial de Pelotas “Turismo como Vetor do Desenvolvimento Regional”

Horário: 19h

Transmissão: Youtube e Facebook Associação Comercial de Pelotas

Convidados: Jussara Argoud (Sebrae) e Lizandra Cardoso (PMP)

Apresentação da Orquestra Estudantil Municipal na Praça Coronel Pedro Osório

Horário: 19h30min

Quarta-feira (29/09)

Apresentação da Orquestra Estudantil Municipal no Parque e Museu da Baronesa

Horário: 14h

Apresentação da Orquestra Estudantil Municipal na Charqueada São João

Horário: 15h30min

Live da Universidade Federal de Pelotas sobre “O turismo rural como atividade de inclusão de geração e gênero”

Convidada: Fernanda Costa da Silva (Emater) e mediação do professor Maurício Pimentel (UFPel)

Horário: 17h

Inscrições: https://bit.ly/39rCPsq

Quinta-feira (30/09)

Alinhamento estratégico – Projeto Bairro Empreendedor – Colônia Z3

Local: Colônia de Pescadores Z3

Atividade direcionada para lideranças do bairro e colaboradores do programa Bairro Empreendedor.