UFPel curriculariza a extensão e traz mudanças à comunidade acadêmica.

Por Aléxia Tavares e Ingrid D’Avila

A Universidade Federal de Pelotas inovou no começo do ano ao ser uma das primeiras instituições do país a institucionalizar as atividades de extensão que vão proporcionar mudanças aos alunos de graduação.

Institucionalizar significa curricularizar as atividades de extensão da universidade, a medida adotada pela UFPel é uma proposta prevista no Plano Nacional de Educação (PNE) e agora 10% da carga horária dos cursos de graduação devem ter seus currículos dedicados a essas atividades.

A proposta visa aproximar pesquisa, ensino e extensão e altera também a adesão dessas atividades, que agora passam a ser obrigatórias. Cabe aos colegiados dos cursos implementar a novidade em seus currículos, que tem prazo de dois anos para adequação e contam com o auxilio da PREC.

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Denise Bussoletti conta que além da PREC outras Pró-Reitorias participaram da coordenação do processo como a Pró-Reitoria de Graduação e a Pró-Reitoria de Pesquisa.

A medida na UFPel foi aprovada pelo Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE). “Nesse momento temos que agradecer a todas as pessoas que se somaram a essa perspectiva do coletivo para fazer com que a curricularização passasse de um sonho para uma realidade”, conclui a Pró-Reitora.

(Foto: EmPauta TV)