FARRAPO DECEPCIONA NA TERCEIRONA

Por Luís Artur Janes Silva e Rafael Duval Pinto

O primeiro semestre do ano de 2016 definitivamente não foi positivo para o Grêmio Atlético Farroupilha. O time do Fragata foi desclassificado na fase inicial do Campeonato Gaúcho da 2ª Divisão, a popular Terceirona. O Farrapo acabou na quinta colocação do Grupo B entre seis equipes, ficando atrás dos classificados Bagé, Guarany de Bagé, Igrejinha e Rio Grande.

Apesar de ter feito uma campanha inferior a do ano de 2015, quando foi eliminado na segunda fase, o Farroupilha apresentou alguns aspectos positivos nesta temporada. O primeiro fator de destaque é a atuação do jovem Tiago Guidotti, presidente do Fantasma no biênio 2016-2017. Mesmo representando o grupo do eterno líder Evaldo Poeta, Guidotti, auxiliado por César Lima, mostrou garra e vontade de trabalho. Enfim, talvez estejamos vendo o surgimento de um novo grande dirigente no futebol pelotense.

Outro destaque foi a vinda do técnico Tiago Lopes. O Farroupilha parece ter abandonado a política de trazer treinadores empíricos e resolveu investir no perfil de um técnico teórico. Abandona o estilo baseado na força e no grito e adota o trabalho sóbrio e ponderado.

Mas apesar destes fatos positivos a balança pendeu para o lado da desclassificação prematura por causa da conjunção de dois aspectos. O primeiro pecado foi começar a investir em reforços para o elenco depois de iniciado o campeonato, apesar da situação financeira precária, a direção do Fantasma poderia ter ousado mais. Assim, a base do time foi entrosando-se durante a campanha da primeira fase e não tinha chegado ao auge na última rodada da etapa inicial.

Além deste senão também pesou contra o Farroupilha o fato de ter feito uma campanha fraca contra a dupla de Bagé, os melhores times do grupo. O Tricolor do Fragata fez apenas um ponto em doze disputados contra o Guarany e o Bagé. Para termos uma ideia da defasagem, o Rio Grande fez cinco pontos nestes confrontos e o Igrejinha fez quatro. Resultado disto, Igrejinha e Rio Grande ocuparam as duas vagas restantes do grupo disputado pelo Farroupilha.

Enfim, apesar da eliminação o Farrapo mostrou qualidades que permitem ao sofrido torcedor do Fantasma acreditar em um futuro melhor que o difícil presente.

CAMPANHA DO FARROUPILHA NO CAMPEONATO GAÚCHO DA SEGUNDA DIVISÃO DE 2016

PRIMEIRA FASE

17/04 – Farroupilha 3×0 Igrejinha

21/04 – Farroupilha 0x1 Guarany de Bagé

24/04 – Farroupilha 2×0 Sapucaiense

27/04 – Rio Grande 3×1 Farroupilha

01/05 – Bagé 5×0 Farroupilha

07/05 – Farroupilha 0x0 Bagé

15/05 – Sapucaiense 2×3 Farroupilha

23/05 – Igrejinha 1×0 Farroupilha

28/05 – Farroupilha 3×2 Rio Grande

05/06 – Guarany de Bagé 2×1 Farroupilha

PRINCIPAIS ARTILHEIROS: Ronaldo e Fuca – 3 gols

JOGADORES DE DESTAQUE: Gleisson, Rafinha, Wendell.

CAMPANHA: 10 JOGOS, 13 PONTOS, 4 VITÓRIAS, 1 EMPATE, 5 DERROTAS, 13 GOLS A FAVOR E 16 GOLS CONTRA.

Tiago  Guidotti e Evaldo Poeta, passado, presente e futuro do Farroupilha unidos em uma imagem. (Foto: Rafael Duval Pinto)

Tiago Guidotti e Evaldo Poeta, passado, presente e futuro do Farroupilha unidos em uma imagem. (Foto: Rafael Duval Pinto)

Disputa entre o ataque o ataque do Farroupilha e a defesa do Rio Grande. Este jogo foi vencido pelo Farrapo, 3x2.  (Foto: Rafael Duval Pinto.)

Disputa entre o ataque o ataque do Farroupilha e a defesa do Rio Grande. Este jogo foi vencido pelo Farrapo, 3×2. (Foto: Rafael Duval Pinto.)

Comentários

comments

Você pode gostar...