Estação Casa da Música é entregue à comunidade

No dia 5 de setembro, aconteceu em Pelotas o evento Estação Casa de Música. O local teve apresentações de dois grupos musicais: o coral da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que cantou diversas canções e a Orquestra Municipal sob responsabilidade da professora Lys Ferreira. A orquestra conta com 50 jovens, dentre eles crianças e adolescentes que tocaram na estação e os pais dos mesmos apreciavam a cultura. 

Por Everson da Martha e Julia Moreira

Jovens se apresentando na Estação /Foto: Everson da Martha

Antes dos encerramentos da festividade teve as participações das autoridades da cidade, incluindo a Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas e o Vice – Idemar Barz, o Secretário de Cultura (SECULT) Paulo Pedroso, o Pró-Reitor de Extensão e Cultura (PREC) da UFPel, Eraldo Pinheiro e a da Reitora da Universidade, Isabela Andrade e o Diretor-Presidente do Supermercado Guanabara, Luiz Carvalho. 

Assinatura da Reitora para que Casa da Música seja na Estação Férrea/ Foto: Everson da Martha 

Além disso, a reitora da universidade destacou que é de suma importância o movimento dos jovens na orquestra e inclusive lembrou de sua filha. “Gostaria de agradecer a presença, principalmente destes jovens que estão aqui. Foi tão bonito e chegar visualizando a imagem de vocês (alunos), até porque tenho uma filha pequena e vi um monte de crianças mais ou menos da idade dela, é uma coisa linda”, destaca Isabela. 

O empresário Luiz Carvalho do Supermercado Guanabara, destaca que “os principais beneficiários são essas crianças aqui e os amantes da música”, a empresa cedeu o prédio à prefeitura e a universidade em acordo de cooperação técnico-científico e artístico sem fins lucrativos, onde a prefeitura entra com a manutenção e segurança do espaço e tanto a prefeitura quanto a universidade serão responsáveis pelo uso do lugar. 

O local destinado a comunidade e ensaios para as crianças é na Praça Rio Branco, perto do pavilhão ao lado da antiga Estação Férrea e do terminal de ônibus, o galpão reformado possui 240 m², e a cedência do espaço tem prazo inicial 21 de dezembro de 2025. 

Professora Lys auxiliando os alunos/ Foto: Everson da Martha 

A primeira etapa do projeto foi feita no último dia 5, a partir de agora a próxima etapa é a execução que será realizada em parceria entre a SECULT e UFPel, que irão gerir o local e organizar a agenda para que todas as demandas artísticas sejam atendidas, através de uma construção coletiva é o que diz Eleonora Santos, Coordenadora de arte, cultura e patrimônio da Pró-Reitoria de Extensão da UFPel. O projeto casa da música foi iniciado em 2018,  sofreu com a pandemia, paralisação das obras e também com a troca de gestão da universidade.

Comentários

comments

Você pode gostar...