Os anéis do poder

Uma introdução à Terra-Média e a personagens já conhecidos

Por Daniela Alves

Morfydd Clark caracterizada como Galadriel / Reprodução Amazon Prime Video

Marcando o início de Setembro, os fãs de literatura e de cultura pop em um geral, foram premiados com a estreia de mais uma adaptação cuja premissa resgata o sucesso anteriormente apresentado em antigos lançamentos do universo escrito por J. R. R. Tolkien.

O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder, teve sua estreia no dia 02/09/2022, através da plataforma de streaming Amazon Prime Vídeo, e salve exceção dos dois primeiros episódios terem já sido liberados pela Prime, a adaptação conta com lançamentos semanais (todas às sextas-feiras), contabilizando o total de 10 episódios a serem liberados.

O que podemos esperar de Os Anéis do Poder? 

Indo contra ao que muitos pensaram ao receberem notícia da adaptação, Os Anéis do Poder não é um reboot dos aclamados filmes de Peter Jackson, que narram a jornada de Frodo Bolseiro pela Terra-Média.

Sendo atualmente a série de maior custo de produção – cerca de US$465 milhões de dólares foram investidos para que o mundo criado por Tolkien ganhasse vida nas telinhas de streaming, a grande aposta da Amazon é dirigida por John D. Payne e Patrick McKay, e narra nada mais, nada menos do que a série de eventos que não somente irá moldar o desenrolar do universo de Arda (mundo em que está inserido o continente da Terra-Média), como também, irá introduzir o espectador a Segunda Era da Terra-Média, a tão falada época dos grandes reinos.

Em suma, o universo de Senhor dos Anéis conta com o total de Quatro Eras, sendo que a primeiríssima delas, narra a criação do mundo e dos seres – eventos abordados na obra de Tolkien e publicada após sua morte, O Silmarillion.

Apoiando-se na Segunda Era, ou pelo menos o começo dela, visto que passaram-se consideráveis poucos anos desde a derrota do Primeiro Senhor do Escuro, Morgoth. A Terra-Média vive um período de reconstrução e ainda sofre com as debilitações causadas pela Guerra da Ira, tida contra Morgoth e causadora de sua derrota, em si, o período na série sendo narrado é quase um reflexo da nossa própria realidade ao enfrentamento de um pós-guerra, contabilizando nisso, principalmente, a migração dos povos para novas regiões.

Explorando os cenários migratórios e as jornadas heróicas tão típicas de Tolkien, o espectador, seja ele fã de longa data ou apenas alguém que caiu de paraquedas no streaming, ganha a chance de viajar pela Terra-Média e conhecer mais daquele mundo “futuramente” abordado, e isso, não apenas pela diversidade de belas paisagens que nos levam do reino dos homens, ao reino dos elfos e o que há além dele, mas também, pela política quase silenciosa envolvida por trás disso tudo e que levará a criação dos ditos Anéis do Poder, bem como às batalhas travadas contra o Senhor do Escuro de Mordor, Sauron, um dos maiores terrores abordado nos antigos filmes de O Senhor dos Anéis e com toda certeza, um dos nomes mais temidos em todo o mundo de Arda.

“Três anéis para os Reis-Elfos sob o céu, Sete para os Senhores-Anões em seus rochosos corredores, Nove para os Homens Mortais fadados ao eterno sono, Um para o Senhor do Escuro em seu escuro trono, Na Terra de Mordor, onde as sombras se deitam.

Intitulada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder, a adaptação, em seu contrato, já possui duas temporadas garantidas, e a previsão tida por seus diretores, que contam com o sucesso da produção, é de pelo menos cinco temporadas – que já estão completamente planejadas e totalizariam um total de cinquenta episódios (dez para cada uma delas). 

Em entrevista à Empire, John D. Payne, um dos diretores da adaptação, já declarou saberem até mesmo qual será a última cena do último episódio. E, contando que são vinte anéis e inúmeros eventos antes da jornada de Bilbo Bolseiro, podemos declarar que há muito mais para ser visto e a imersão total do espectador pelo mundo de Arda e pela Terra-Média, é garantida com exímia qualidade.

Comentários

comments

Você pode gostar...