UFPel tem semana marcada por protestos e assembleias estudantis

Primeiras mobilizações foram contra o congelamento de verbas e do sucateamento da educação pública

Por Sarah Oliveira e Rafaela Stark

CAs e DAs em reunião com DCE para debater as manifestações em prol da educação/Foto: Sarah Oliveira

Reunião no dia 08 de outubro

O Diretório Central de Estudantes convocou uma reunião com todos os CAs e DAs da Universidade Federal de Pelotas a fim de discutir como proceder diante do desmonte da educação. Estavam presentes os representantes dos centros acadêmicos dos cursos de terapia ocupacional, medicina, biologia, história, relações internacionais, odontologia, design, antropologia, educação, artes visuais direito, nutrição, engenharia da computação, engenharia civil, educação física, teatro, museologia, conservação e restauração, psicologia, medicina veterinária, cinema e animação, pedagogia, geografia, física, música, engenharia ambiental e sanitária.

No encontro foram discutidos alguns temas referentes aos atos de protesto contra os cortes na educação e a aprovação de encaminhamentos que surgiram ao longo da discussão, como a criação de uma comissão responsável pela organização do calendário de movimento em defesa da educação. Também foi estabelecido que a reunião do próximo sábado, 15/10, será feita para discutir o que será realizado no dia 18/10, data da manifestação nacional convocada pela União Nacional dos Estudantes (UNE).

Ruas de Lazer é palco de aquecimento para mobilização

Conforme aprovado na reunião dos diretórios e centros acadêmicos, o Ruas de Lazer também se tornou uma parte do calendário de manifestações contra o sucateamento da educação no domingo, 9. O evento serviu para que membros da UFPEL se juntassem e começassem a elaboração de cartazes e materiais para os movimentos de segunda e terça-feira, além de já estabelecer um diálogo com parte da comunidade presente.

O Conselho de Pós Graduandos e o Centro Acadêmico da ESEF disseram ao Em Pauta que o projeto de extensão Ruas de Lazer é uma ponte entre a universidade e a comunidade, e portanto possui grande papel na luta. “Realizar um aquecimento das mobilizações em defesa da universidade no Ruas de Lazer apresenta e oferece possibilidades da comunidade pelotense de conhecer e acessar esses projetos. Torna o espaço potencializador para reconhecer e valorizar a UFPel” afirmam Priscila Borges, representante do coletivo de discentes do programa de pós graduação em educação física e Mylena Farias, diretora da UEE/RS e coordenadora geral do DALOR.

Assembleia no prédio do curso de Direito

Na segunda-feira, 10, duas assembleias foram realizadas pelos órgãos ADUFPel, DCE e ASUFPel, com o apoio da SINASEFE IFSul no Restaurante Universitário do Campus Capão do Leão no turno da manhã e na praça em frente a Faculdade de Direito no turno da tarde.

As assembleias tiveram como principal ponto reforçar o movimento contra os atentados ás universidades e institutos federais nos últimos tempos e enfatizar a divulgação dos atos organizados pela instituição a favor da educação nos dias seguintes. O evento também foi um momento de discussão sobre como a reitoria poderia melhorar o seu diálogo com o resto da comunidade da UFPel durante a organização de movimentos como os que estavam para acontecer durante a semana.

Aula aberta do dia 11 é cancelada

Na quinta-feira, a Gestão da UFPel anunciou uma mobilização em virtude do congelamento dos saldos das universidades e institutos federais. Entretanto, pouco depois de 48 horas, o governo federal voltou atrás na decisão e liberou os orçamentos. Apesar disso, os movimentos estudantis em prol da educação estão mantidos, com uma pequena mudança, tornando-se uma “Aula Aberta”.

O evento visa dialogar com a comunidade acadêmica acerca de tópicos que envolvem a diminuição de verbas, ao longo dos anos, destinadas para a educação. A universidade emitiu um comunicado em suas redes sociais, também no sábado, afirmando que mesmo com a liberação para empenho dos recursos, essa ação ainda não foi efetivada no sistema.’

“[..] Mesmo quando concretizada, o problema está longe de ser resolvido: falta ainda, para o sistema federal de Ensino Superior, a recomposição de mais de  R$ 433 milhões no orçamento de 2022, além da luta pela volta do orçamento de 2019, corrigido pela inflação (conforme previsto na lei de teto de gastos). Somente na UFPel, o corte aplicado no orçamento de 2022 foi de quase R$ 6 milhões.”

Entretanto, devido ao mau tempo, a Universidade decidiu postergar o evento para o dia 15 de outubro, próximo sábado. Apesar da decisão da gestão, sindicatos estudantis e partidos políticos compareceram ao largo do Mercado Público na terça-feira, mesmo dia em que o presidente Jair Bolsonaro estava cumprindo agenda eleitoral na cidade.