Primavera começou oficialmente na quarta-feira (22); confira as previsões para a estação

Este ano, a estação das flores deve apresentar chuva abaixo da média na região sul do país e ocorrência do fenômeno La Niña

Primavera é marcada pela floração de diversas espécies de plantas. Foto: Helena Schuster/Em Pauta

Por Helena Schuster/Em Pauta

Na última quarta-feira (22), ocorreu o equinócio de setembro, que marca o início da primavera no hemisfério sul. A nova estação começou oficialmente às 16h21 (horário de Brasília), do dia 22 de setembro, instante em que a duração do dia e da noite ficam idênticas em qualquer ponto do planeta (fenômeno denominado “equinócio”, que significa noite igual). 

A partir de agora na metade sul do planeta, os dias começam a ficar maiores e as noites cada vez menores, até o dia com maior presença de Sol do ano, que marca a entrada do verão. Este ano, a estação das flores vai até o dia 21 de dezembro, quando ocorrerá o solstício de verão às 12h59 (horário de Brasília).

Perspectivas climáticas para a primavera deste ano

Segundo os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a primavera deste ano vem acompanhada de uma probabilidade acima de 70% de ocorrência do fenômeno La Niña. O fenômeno, que consiste na diminuição da temperatura da superfície do Oceano Pacífico, costuma ter reflexos nas temperaturas e principalmente nas chuvas.

Primavera marca o início dos dias mais quentes do ano. Foto: Helena Schuster/Em Pauta

Na região sul, uma das consequências do La Niña serão as chuvas abaixo da média, principalmente nos meses de outubro e novembro. Além das chuvas, o fenômeno também deve afetar a ocorrência de temporais. De acordo com a METSul Meteorologia, a frequência de tempestades não deve ser alta, mas, quando ocorrerem, devem ser muito intensas devido ao contraste térmico entre massas de ar frio e quente. Historicamente, os tornados mais graves dos últimos 20 anos na primavera gaúcha se deram, na maioria, sob La  Niña ou com o Oceano Pacífico mais frio que a média.

Já as temperaturas devem se manter dentro dos padrões da estação. Em Pelotas, por exemplo, a média trimestral é de 17,5 ºC. O início da primavera deve ser ameno, ainda com possibilidade de frio, e, próximo ao final da estação, já devem aparecer os dias mais quentes, com “cara de verão”. No entanto, a METSul destaca que o Pacífico mais frio tende a favorecer a ocorrência de entradas tardias e pontuais de ar frio. A instituição lembra que no passado, sob influência do La Niña, a região sul já registrou dias de frio e geada no mês de novembro.

Outra condição típica da primavera, que também deve se manter, são os ventos que sopram da tarde para a noite no quadrante Leste. A estação ainda tem risco de ciclones extratropicais no Atlântico Sul e que, em alguns casos, podem ser intensos e provocar muito vento e forte ressaca do mar na costa gaúcha.

Comentários

comments

Você pode gostar...