Assembleia sobre a terceirização do RU acontecerá na próxima quarta-feira

DCE irá debater a terceirização do Restaurante Universitário. Foto: Divulgação/UFPel

Por Roberta Muniz

Na próxima quarta-feira (16), às 19 horas, acontece a “Assembleia das/os estudantes: RU”, para a discussão sobre o futuro da terceirização dos restaurantes universitários (RU’s), sua privatização e infraestrutura da nova sede, que causou reclamações nas redes sociais. Organizada pelo Diretório Central de Estudantes (DCE), será realizada na Faculdade de Direito, localizada na rua Três de Maio, 1571, no centro da cidade.

Reitoria se manifestou através de nota. Imagem: divulgação/Reitoria UFPel

Diante das muitas reclamações que foram feitas no grupo da universidade acerca do novo local do restaurante universitário, na rede social Facebook, o reitor da UFPEL, Pedro Hallal soltou uma nota no mesmo grupo, através de seu perfil pessoal, com declaração de que a universidade estará fiscalizando o contrato e exigirá as devidas melhorias.

Segundo o Diretório Central dos Estudantes (DCE), a assembleia irá discutir sobre modelo e projeto de RU, acessibilidade, papel social da UFPEL e terceirização. Esses serão os pontos por eles levantados, mas esperam que a comunidade acadêmica participe, trazendo novas discussões e reflexões.

Ainda de acordo com o DCE, é muito importante a participação dos estudantes nesta assembleia para um maior protagonismo que se deve exercer quando são retirados direitos dos mesmos. “Essa é a nossa força, precisamos nos fortalecer e esse é o melhor espaço para isso no âmbito de movimento estudantil, buscando sempre dialogar com as demais categorias de trabalhadores, e em especial dada a pauta, ouvir e estar ao lado das/os trabalhadoras/es terceirizadas/os”.

A terceirização que começou a ocorrer neste ano por meio de licitações para os serviços de alimentação coletiva, assim, como é realizada em diversas universidades do país, trouxe aos alunos uma nova sede desde a última segunda-feira (sete). Esta é apenas a primeira mudança que pretende ocorrer, juntamente com a perspectiva de inauguração do RU no Campus Anglo e o funcionamento do RU no Campus do Capão do Leão no horário noturno.

Como parte desta primeira etapa de terceirização, o restaurante da rua XV de Novembro passou a um novo endereço. Localizado agora na rua Santa Cruz, 1705 (entre as ruas Tiradentes e Lobo da Costa) não mais sendo administrado pela Fundação de Apoio Universitário (FAU) e passando a cargo da UFPEL mediante contrato com a empresa Norte Sul Eireli para a realização do trabalho.

Assembleia está sendo divulgada em evento no Facebook. Imagem: divulgação/DCE UFPel

“Esperamos que a Assembleia proporcione um debate mais amplo e coletivo possível, pois é dessa forma que acreditamos poder aprender e compreender o máximo possível sobre a terceirização, para além dos estudos em menor alcance de pessoas. Esperamos da mesma forma que nossa categoria tome as rédeas de pensar mobilizações que garantam ao menos o que tínhamos e estamos perdendo com esse novo RU, sem deixar de lutar pela conquista de mais direitos”, declarou o DCE.