Praticando a caridade

Ong promove ações em prol de moradores de rua, pessoas em vulnerabilidade social e famílias carentes.

Por Giéle Sodré

Assistidos com as marmitas dadas pela ong. /Foto: Giéle Sodré

A Ong Alimentar é uma instituição sem fins lucrativos que vem trabalhando desde 2021, dando assistência a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. Fundada por Carla Pereira e com o lema “de costas para o escuro, de frente pra luz” , a Alimentar faz ações todos os domingos das 11h à 13h no parque Dom Antônio Zattera, sentido a rua Doutor Amarante.  Nas ações são entregues cerca de volta de 250 marmitas, acompanhado por atividades para as crianças, uma pequena biblioteca comunitária, doação de roupas, disponibilização de ração para os animais dos moradores de rua e uma grande quantidade de afeto pelas pessoas e pelo trabalho voluntário, como diz Carla.

Entrega de marmitas. /Foto: Giéle Sodré

A Ong conta com um número estimado de 70 voluntários que se dividem entre o trabalho e os domingos de ação, sendo os mesmos que preparam os alimentos entregues e se organizam por meio de um grupo no whatsapp. Mesmo assim, a Alimentar sempre está à procura de novos voluntários que queiram doar seu tempo a uma boa causa, assim como doações em dinheiro ou em alimentos para a manutenção dos projetos, contando com uma conta bancária da própria iniciativa que recebe as doações.

Uma das voluntárias e irmã de Carla, Rita Pereira, também contou sobre o projeto da biblioteca comunitária chamado Leitura Solidária que a Ong mantém, apenas uma estante de livros que, embora não tenha grandes números ainda, tem uma grande movimento:  “Nós começamos a fomentar o interesse pela leitura nos assistidos porque a nossa ideia na ong não é só alimentar a barriga; é alimentar corpo, alma e coração”.

Projeto Leitura Solidária. /Foto: Giéle Sodré

No entanto, a Ong necessita de doações e colaborações de livros, especialmente livros infantis, mas aceitando qualquer tipo de literatura, desde os livros de fantasia, aos escolares até os religiosos. Rita diz, inclusive, que os assistidos pedem muitas bíblias e livros espíritas para a leitura, sempre tendo estranhamento quando não é disponibilizado nenhum material de leitura, especialmente para as crianças. 

Além das ações nos domingos que nunca falham, o projeto sempre tenta promover eventos em datas especiais que possam proporcionar, além da alimentação, bons momentos aos assistidos. Nesses eventos são promovidas apresentações artísticas, cortes de cabelo e diferentes tipos de alimentos além dos almoços que são sempre preparados. 

A Ong também conta com o apoio do projeto Católica Médicos de Rua que visita as ações de 15 em 15 dias, fazendo o tratamento básico e encaminhamento dos assistidos que necessitam de suporte. O projeto é da Universidade Católica de Pelotas e conta com os alunos do curso de medicina. 

Voluntários da Alimentar com os participantes do Católica Médicos de Rua /Foto: Giéle Sodré

Carla vê a Ong com muito amor, como uma fonte de afeto e para que as pessoas em situação de vulnerabilidade possam ser vistas e não apenas existirem.

“A fome realmente dói muito, mas a dor maior dessas pessoas é a discriminação. É a sociedade que não olha, que não ouve, que não mostra um gesto de carinho. Essas pessoas são esquecidas e lá, naquele momento, a gente procura abraçar de todas as formas”.

Para quem quiser doar alimentos, roupas, livros, valores ou até mesmo o seu tempo e se tornar um voluntário, a Alimentar pode ser contatada pelo Instagram @ong.alimentar, pelo contato da própria Carla no número (53) 991302802 ou indo até as ações aos domingos. 

Comentários

comments

Você pode gostar...