Região Sul elege deputados federais e estaduais com votações expressivas

Por Mateus Bunde e Vicente Pardo

As eleições do último domingo (5) reservaram para a região sul do Estado resultados importantes no que tange às disputas para Deputado Federal e Deputado Estadual. Com destaque para o pelotense Fernando Marroni (PT) que, mais uma vez, ocupará uma posição no Poder Legislativo do Brasil. Marroni foi eleito deputado federal com 94.275 votos, sendo assim o 26º mais bem votado no RS. Outra cidade da região que terá representatividade federal é Bagé. Com 132.202 votos, Afonso Hamm (PP) foi eleito para o seu terceiro mandato como Deputado Federal.

Os municípios de Pelotas e Rio Grande também terão representatividade na Assembleia Legislativa Estadual. A esposa de Fernando Marroni, Miriam (PT) vai para o seu segundo mandato como Deputada Estadual. Já a Noiva do Mar elegeu dois candidatos da cidade para os cargos. Fábio Branco (PMBD) destaca-se por ser o deputado mais bem votado de seu partido no estado, com 57.135 votos. Adilson Troca (PSDB) também foi eleito, e exercerá o seu quinto mandato na assembleia.

Fábio de Oliveira Branco

fábiobranco5x3

Fábio Branco
Foto: Reprodução

Natural de Rio Grande, Fábio Branco entrou na política logo cedo. A família é conhecida no cenário político do município. Fábio já foi prefeito da cidade em três oportunidades e, em 2012, quando tentava sua reeleição, foi derrotado por Alexandre Lindenmeyer por uma diferença inferior a 10 mil votos. Em 2014, Branco tornou-se o Deputado Estadual mais bem votado de seu partido, e o 11º do estado. Dos 57 mil votos obtios por Fábio, somente 10 mil vieram de fora do município.

Adilson Troca

Também natural de Rio Grande, a carreira política de Adilson Troca na cidade iniciou no final dos anos 80, quando Troca elegeu-se vereador do município. Já em 1992 foi vice-prefeito no governo de Alberto Meirelles Leite. O deputado vai para seu quinto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa Estadual com 32.579 votos. Chama atenção que destes, somente 14.520 foram registrados em Rio Grande.

Miriam Marroni

Miriam Marroni é pelotense, nascida no ano de 1956. Atuou como deputada estadual suplente nos anos de 2005 e 2006, e se elegeu como efetivo no ano de 2010. Foi líder da Assembleia Estadual em 2011, além de secretária-geral do governo no ano seguinte. Candidata a reeleição, Miriam acumulou um total de 39.409 votos (0,65%), sendo a 37ª mais votada do estado.

Miriam e Marroni5x3

Miriam e Fernando Marroni
Foto: Reprodução

Fernando Marroni

Fernando Marroni já tem uma história mais longa na política. O pelotense de 58 anos iniciou sua carreira no roma sendo eleito como deputado federal no ano de 1998. Dois anos após a conquista, Marroni foi eleito prefeito da cidade natal, porém, quando se candidatou a reeleição municipal, acabou perdendo para Bernardo de Souza. Anos depois, mais precisamente em 2009, exerceu a função de deputado federal novamente, dessa vez como suplente, na vaga de Tarcisio Zimmermann, e, em 2010, a história se repetiria, entrando na vaga de Maria do Rosário. Nas eleições atuais, Marroni contabilizou 94.275 votos (1,60%), sendo o 26º mais votado.

Comentários

comments

Você pode gostar...