Projeto Compaixão: uma iniciativa que visa o bem

por Carina Reis, Larissa Moraes e Matheus Garcia

O Projeto Compaixão é desenvolvido por dez alunos do Bacharelado em Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas, que estão no terceiro semestre do curso, através da disciplina de Assessoria de Imprensa, ministrada pela Professora Dra. Marislei Ribeiro. A ação recebe apoio da Prefeitura do município.

A iniciativa visa divulgar o trabalho realizado em seis lares que acolhem crianças e adolescentes, com incentivo a doações e apadrinhamento dos menores carentes. E, assim, tornar pública uma realidade na sociedade, que são maus tratos e o abandono familiar.

"Arrume um espaço no armário e no coração. Adote essa ideia." Crédito: facebook.com/projetocompaixaopel

Arrume um espaço no armário e no coração. Adote essa ideia.
Foto: Facebook do Projeto Compaixão (https://goo.gl/7vfdjr)

Atualmente, os lares são: Meninas I e Meninos I, que abrigam crianças entre 7 e 12 anos; Meninas II e Meninos II, que acolhem adolescentes entre 12 e 18 anos; Lar Aquarela, onde irmãos de sexos diferentes podem conviver juntos; e a Casa do Carinho, com crianças de 0 a 8 anos. Todos são de responsabilidade da Secretaria, que é o órgão gestor das Políticas Públicas de Assistência Social, Habitação e Segurança.

Segundo Yago Moreira, um dos colaboradores do trabalho, toda doação é válida. Por isso, a população pode ajudar doando roupas, livros, móveis, jogos entre outros.

Além dessa ação, o interessado em oferecer auxílio pode ter outra forma de participar, que é o Apadrinhamento Afetivo. Assim, o futuro padrinho ou madrinha conseguirá colaborar com as crianças, de idade a partir dos 7 anos, que não possuam possibilidade de retornar à família de origem ou extensa, a destituição do poder familiar e com chances remotas de adoção, entre outros critérios estabelecidos pelo abrigo.

Larissa Teixeira, também integrante do grupo, comentou sobre o evento realizado na última sexta-feira (26), onde as meninas dos lares puderam ter um dia de beleza com a turma do curso de cabeleireiros do SENAC-Pelotas. As jovens que estudavam no período da manhã, participaram da atividade à tarde, e assim vice-versa. A iniciativa tinha por objetivo desenvolver a vaidade das meninas e também ser uma espécie de treinamento para os alunos do curso do SENAC.

Alunos do 3º semestre de Jornalismo da UFPel apresentando o Projeto Compaixão na disciplina de Assessoria de Imprensa, ministrada pela Profª Drª Marislei Ribeiro.  Foto: Marislei Ribeiro.

Alunos do 3º semestre de Jornalismo da UFPel apresentando o Projeto Compaixão na disciplina de Assessoria de Imprensa, ministrada pela professora Marislei Ribeiro.
Foto: Marislei Ribeiro.

O grupo esteve em parceria com a Campanha do Agasalho Integrada, onde parte das roupas doadas à crianças e adolescentes foram destinadas para o Projeto. A Campanha foi realizada por estudantes de diferentes Diretórios e Centros Acadêmicos da UFPel. Para o encerramento, ocorreu no domingo (28) o Arraiá Integrado, festa tipicamente junina, afim de comemorar o sucesso das arrecadações.

Após o encerramento do trabalho acadêmico, os estudantes pretendem passar a iniciativa para voluntários.

Aos interessados em contribuir de alguma maneira, o ponto de coleta para recebimento das doações é a Secretaria Municipal de Justiça Social e Segurança, localizada na rua Marechal Deodoro, 404.

Para mais informações:

Facebook: facebook.com/projetocompaixaopel