AULA INAUGURAL MARCA INÍCIO DO SEMESTRE DE JORNALISMO

Por: Vanessa Conrad

Na noite da última segunda-feira (14) o curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizou sua Aula Inaugural do segundo semestre letivo de 2016. O evento, que foi promovido pelo Centro Acadêmico Patrícia Galvão (C.A. Pagu) em parceria com professores do curso, aconteceu no auditório da reitoria, localizado no Campus Porto da Universidade. Com capacidade para 100 pessoas sentadas, o local encontrou-se completamente lotado, com alunos acomodados em cadeiras extras e até mesmo sentados no chão.

A atividade buscou apresentar os trabalhos, pesquisas e históricos profissionais dos docentes, além de promover a integração entre os alunos e desejar as boas-vindas à todos. Para a coordenadora do C.A. Pagu, Laura Marques, a realização desse evento “é importante principalmente para os calouros, mas também aos alunos em geral, que assim podem conhecer as pesquisas dos professores, não muito divulgadas no âmbito acadêmico”, disse.

Imagens: Fernanda Botelho.

O coordenador do curso, Gilmar Hermes, abriu o evento e, em seguida, passou a palavra à professora Silvia Porto, que conversou com os alunos a respeito das ferramentas digitais utilizadas pela UFPel. Silvia, que é doutora em Informática na Educação, apresentou o sistema de gestão integrada da universidade, o Cobalto, onde é possível realizar matrículas, acompanhar notas, visualizar histórico, etc, e logo após passou a falar sobre o Moodle, ambiente virtual onde são disponibilizados os cronogramas e materiais das disciplinas.

Dando sequência ao evento, o vice-coordenador do curso Ricardo Feigenbaum falou aos alunos sobre as diferenças entre projetos de pesquisa e de extensão. Basicamente, estes voltam-se, sobretudo, a integração de iniciativas universitárias com as necessidades da comunidade, enquanto aqueles tem por objetivo aprofundar o conhecimento dos discentes.

Imagens: Fernanda Botelho.

Logo em seguida, todos os professores se apresentaram brevemente aos alunos, contando suas trajetórias e os projetos que possuem atualmente. Além dos três educadores que introduziram o evento – Gilmar, Sílvia e Ricardo – o quadro do curso de Jornalismo conta também com Carlos Dominguez, Fábio Cruz, Isabel Padilha, Larissa Azubel e Marislei Ribeiro, os quais, de forma descontraída, transmitiram aos futuros comunicadores suas experiências na área e projetos de atuação.

Marcela Adamore, aluna do segundo semestre, considerou a aula inaugural como “super motivadora, pois permitiu conhecer a trajetória dos professores e ajudou a despertar para diversas possibilidades”, acrescentando ainda que ficou extremamente interessada em participar dos projetos. Por conta disso, Marcela expôs também seu desejo de que as propostas estejam expostas em uma plataforma, a fim de que os alunos possam analisar as opções.

Ao final da atividade, os presentes tiveram a oportunidade de fazer perguntas aos professores para esclarecer dúvidas, mas como já se fazia tarde pouco se questionou.