Motorista é flagrado transportando crianças em excesso de velocidade na Zona Rural de Rio Grande

O ônibus escolar já foi flagrado a 100 km/h em estradas de terra transportando crianças

Por Vitor Porto

Na manhã da última sexta-feira (18), pais e alunos da Escola Liberato Salzano, localizada no Arraial de Fora, realizaram um protesto, após flagrarem servidor público transportando seus filhos em excesso de velocidade.

De acordo com a diretora da escola, Patrícia Xavier Figueiredo, o problema é antigo. Há cerca de três meses pais reclamam da segurança do transporte e, ela conta, que já foi pedido diversas vezes para o motorista reduzir a velocidade.

A velocidade prevista na lei para o transporte é de 60 km/h.

Em um vídeo, o pai de uma aluna flagrou o motorista na estrada de chão com velocidade superior a 80km/h. No vídeo, ele mostra o velocímetro do seu carro demonstrando a velocidade em que o ônibus estava

“Olha só, ‘cravadinho’ a 80 km/h, e ainda passou pelo bitrem na estrada, tem que pisar para pegar o de anjo” relata o pai da aluna.

Diante da situação, um protesto foi realizado na manhã de sexta-feira (18), com a participação de pais e alunos da escola, na tentativa de trocar o motorista e a monitora do transporte escolar. A Diretora da escola esteve nesta manhã em diálogo com o Secretário de Mobilidade Urbana, Anderson Castro, que se colocou à disposição para entender sobre a situação.

“Vamos solicitar o tacógrafo dos últimos 10 dias, apurar o que está acontecendo” conta Castro a direção da escola.

Há cerca de três meses, pais e funcionários da escola começaram a desconfiar que o motorista do transporte escolar, designado pela Secretaria Municipal da Educação (Smed), estava excedendo o limite de velocidade, que é de 60 km/h em ônibus escolares.

Crianças relataram aos pais e professores que o transporte trafegava em alta velocidade. Com as denúncias, os pais começaram um processo independente de fiscalização do transporte. Há registros de velocidades superiores a 100 km/h.

Crianças foram coagidas a não falarem

Os pais afirmam que seus filhos estão com medo de entrar no ônibus escolar e que as crianças sofriam ameaças da monitora  para não falarem aos seus pais o que acontecia  e nem filmar dentro do ônibus  “A monitora chamando os pais de vagabundo que tinham tempo de cuidar do ônibus, ameaçando as crianças para não nos falar.”, denuncia uma mãe. “O coração fica aflito”, completa.

Outro pai afirma que algumas crianças “estavam com medo do ‘tio’ do ônibus, mas a ‘tia’ não deixava contar aos pais”. Após os relatos dos filhos, ele decidiu instalar um app no celular da filha para monitorar a situação.

Na manhã de quinta-feira, 17 de novembro, ele resolveu seguir o ônibus (como mostra a gravação). Quando o motorista estacionou, um estudante conseguiu gravar a conversa dentro do veículo, no áudio é possível escutar a monitora ameaçando as crianças

“Se alguém estiver usando o telefone para recadinhos, vai ter que se entender.”, afirma a monitora.

A Secretaria Municipal de Educação retirou o motorista e a monitora do transporte escolar enquanto aguarda o relatório da Secretaria de Mobilidade Urbana.